Politicando
Câmara reduz diferença entre salários dos efetivos com reajuste escalonado

A Câmara Municipal de Maceió aprovou Projeto de Lei da Mesa Diretora que garante aumento salarial escalonado para os servidores efetivos da Casa de Mário Guimarães. Para assegurar o reajuste, os parlamentares realizaram sessão extraordinária, logo após a sessão ordinária desta quinta-feira (16).
De acordo com o presidente, vereador Kelmann Vieira (PSDB), a medida é fruto do entendimento da Mesa Diretora, apoio de todos os vereadores e diálogo com o Sindicato dos Servidores da Câmara. Serão aplicados percentuais entre 6% e até 50%, de acordo com a categoria do funcionalismo.
"Aplicamos um percentual maior para quem recebe menos e valor menor para quem já tem um salário mais alto, promovendo, assim, uma redução significativa entre quem ganha mais e quem ganha menos", esclareceu Vieira.
Além disso, ele ressaltou a preocupação do Poder Legislativo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “Há quem comente o que não sabe sobre a Câmara de Vereadores. Mas, para conceder este aumento, que é mais do que justo para nossos servidores, fizemos um estudo em cima do que poderia ser feito em relação à LRF, porque nossa premissa sempre será o respeito à lei. Sentamos, então, com o Sindicato dos Servidores que, em nenhum momento, dificultou a negociação. De nosso lado, sabíamos que era preciso valorizar nossos funcionários que prestam enorme contribuição à Casa e à sociedade maceioense”, destacou.
Os comissionados também foram beneficiados, já que há seis anos não tinham os vencimentos reajustados.
Para a 1ª vice-presidente, vereadora Silvania Barbosa (PRB), com o reajuste escalonado, corrige-se distorções existentes entre as categorias e atende antiga reivindicação dos servidores efetivos. “O aumento linear acaba prejudicando quem ganha menos, porque se fossem concedidos 10%, por exemplo, para quem tem um salário maior o impacto é maior, mas quem recebe pouco, o reajuste acaba sendo irrisório. Portanto, a preocupação da Mesa Diretora foi de acabar com as disparidades”, declarou.
UBER – Na Sessão Ordinária desta quinta-feira, entre os vários requerimentos, indicações e Projetos de lei aprovados, ficou definida para o dia 13 de março, a partir das 9h, a realização de Audiência Pública no Plenário da Câmara de Vereadores para discutir o serviço Uber em Maceió.
O chamado táxi particular tem gerado polêmica e é proibido na capital alagoana, desde o ano passado, quando a Câmara aprovou PL de autoria do vereador Galba Netto (PMDB). A audiência acontece por meio de requerimento apresentado pelo vereador Silvânio Barbosa (PMDB), e aprovado por unanimidade.
Para o vereador, é preciso reunir taxistas devidamente regularizados, motoristas Uber e representantes do Poder Público para discutir amplamente o serviço. “Além, claro de analisarmos o problema, queremos buscar alternativas, soluções, em um debate direto e transparente”, afirmou.
Para Galba Netto, o Uber gera uma concorrência desleal em um mercado já bastante concorrido. “É preciso abrir diálogo e buscar caminhos. O que não pode acontecer é ter taxistas pagando impostos e taxas e motoristas Uber rodando sem qualquer regulamentação”, declarou.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Drama francês “As Criadas” chega aos palcos do Theatro Sete de Setembro, em Penedo

Homem acusado de homicídio em 1997 é absolvido; vítima compareceu à audiência

Alagoas leva produtos da agricultura familiar para expandir mercados internacionais

Motociclista morto por linha de pipa era groomer em Rio Largo

Secretaria da Primeira Infância promove capacitação do Cartão Cria em Maragogi
