Politicando
O juro no Brasil é imoral e um dos maiores do mundo, diz Renan

Pela quarta vez seguida, o Banco Central (BC) baixou os juros básicos da economia. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu, na última quarta-feira (22), a taxa Selic de 13% ao ano para 12,25% ao ano. A decisão era esperada pelos analistas financeiros. O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) analisou com exclusividade para o blog Politicando a medida adotada pelo comitê e disse que para o país possa retomar o crescimento da economia, gerar emprego e renda é preciso baixar o juro em uma velocidade maior.
“O Banco Central baixou o juro em 0,75%. O juro no Brasil ainda é um juro imoral e um dos maiores do mundo. É importante que a dinâmica da queda da taxa de juros, anunciada, pelo Copom, a segunda em 2017, seja acelerada ainda mais para permitir que retomemos os investimentos, o crescimento e, consequentemente a expansão do emprego, único dado sentido e verdadeiramente relevante para a sociedade”, afirmou o parlamentar.
Com a redução, a Selic retorna ao nível de março de 2015, quando também estava em 12,25% ao ano. De outubro de 2012 a abril de 2013, a taxa foi mantida em 7,25% ao ano, no menor nível da história, e passou a ser reajustada gradualmente até alcançar 14,25% ao ano em julho de 2015. Somente em outubro do ano passado, o Copom voltou a reduzir os juros básicos da economia.
De acordo com a nota, o Banco Central admitiu que algumas projeções internas baseadas nas estimativas das instituições financeiras podem abrir espaço para os juros básicos caírem quase 3 pontos percentuais até o fim do ano. “No cenário de mercado, as projeções do Copom recuaram para em torno de 4,2% em 2017 e mantiveram-se ao redor de 4,5% para 2018. Esse cenário embute hipótese de trajetória de juros que alcança 9,5% e 9% [ao ano] ao final de 2017 e 2018, respectivamente”, acrescentou o texto.
A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA ficou em 0,38% em janeiro, o menor nível registrado para o mês desde o início da série, em 1979.
Veja também
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril

Secretaria de Saúde de Penedo presta contas ao Conselho Municipal de Saúde
