Politicando
Renan critica proporcionalidade na distribuição de MPs nas casas legislativas

Durante a sessão plenária deliberativa desta terça-feira (14), o líder do PMDB, senador Renan Calheiros, criticou a organização do Senado e da Câmara, no que tange à distribuição das medidas provisórias.
De acordo com Renan Calheiros, os parlamentares estão recebendo critérios de designação de presidentes e relatores das medidas provisórias, que expõe uma situação absurda do ponto de vista dos cálculos. Isto porque, esclareceu o senador, o PMDB do Senado tem 22 do total de 81 senadores, o que corresponde a 20% da Casa. O PMDB da Câmara corresponde a 12.4% do total de deputados.
O líder peemedebista advertiu que o grande problema está na proporcionalidade. “Para cada relator que o PMDB indicar, o PSDB, o DEM e o PV indicam 12; o PMDB indica 15 e o PT e o PDT indicam 10. Eu não sei quem fez essa proporcionalidade, mas é fabricada e, lamentavelmente, expõe uma contradição, um cálculo sem absoluto critério”, avaliou o senador.
“É preciso evitar essa questão de “jabutis” em medidas provisórias, uma expressão muito usada pela imprensa, e eventuais interesses em relação a isso”, reclamou Renan ao afirmar que, por mais que eu queira ajudar, não vai conseguir, já que o governo colocou o líder (deputado) para distribuir presidências e relatorias das comissões provisórias.
Renan Calheiros lembrou ao presidente da Casa, senador Eunício Oliveira, que, certa vez e com seu apoio à época na condição líder do PMDB, foi estabelecido prazo de oito dias para que os senadores pudessem conhecer as medidas provisórias eivadas de jabutis.
Contudo, ressaltou que como a prática continuou generalizando a política nacional como um todo e rebaixando o processo legislativo ao rés-do-chão, foi estabelecido um critério de pertinência temática e excluídos os jabutis que contidos nas medidas provisórias.
Concluindo sua fala, destacou que “ como Líder do PMDB no Senado esse é o seu papel: defender a participação da bancada na medida da proporcionalidade que ela conquistou nas ruas”.
Em resposta à solicitação de Renan Calheiros, o presidente da Casa determinou que a Secretaria-Geral da Mesa refaça o cálculo para todos os partidos políticos na proporcionalidade das relatorias com base na data do início dessa Sessão Legislativa.
Veja também
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
