Politicando
Renan Filho indicará vaga para conselheiro do TCE
Finalmente, após dois anos de vacância, o Tribunal de Contas de Alagoas (TCE/AL), aguarda a decisão do governador Renan Filho (PMDB) para a nomeação do novo conselheiro que assumirá a vaga de Luiz Eustáquio Toledo, que se aposentou. Provavelmente, a decisão será anunciada ainda neste mês. O prazo estabelecido pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) encerra-se hoje.
A referida vaga foi alvo de várias disputas judiciais entre o Poder Executivo e o TCE/AL sobre quem de direito cabe a indicação. A mais nova batalha nos tribunais, aconteceu recentemente. A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármem Lúcia, indeferiu liminar em que o Executivo alagoano contestava decisão favorável ao MPC, proferida no Tribunal de justiça no dia 14 de fevereiro último.
Sendo assim prevalece, até o momento, o entendimento do pleno do TJ, de que a vaga deve ser preenchida por um integrante do MPC, que inclusive, já apresentou lista tríplice com os nomes dos procuradores Enio Andrade Pimenta, Gustavo Henrique Albuquerque Santos e Rodrigo Siqueira Cavalcante, para escolha do governador.
A presidente do TCE, conselheira Rosa Albuquerque, destaca que, embora seja, ainda, uma decisão em caráter liminar, a expectativa é de que o Governo do Estado proceda a nomeação do novo conselheiro, dentro da lista tríplice que já foi encaminhada em Executivo.
O procurador-geral do MPC, Rafael Alcântara, confirmou que ainda cabe recurso para o Estado, mas não deixou de reconhecer a importância da posição da ministra. “Embora liminar, a decisão (da presidente do Supremo) só reforça o acerto da decisão unânime do Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas, quando determinou ao governador indicação e nomeação de um dos membros do Ministério Público de Contas”, destacou, lembrando que, atualmente, o MP de Contas é o único órgão sem representação no Pleno do TC de Alagoas”, lembrou o procurador.
Veja também
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Jojo Todynho sobre morte de mulher no RJ: 'R$ 20 mil fazia bariátrica'
Prefeito de Londres prova refrigerante de guaraná na COP30: 'Horrível'
Homem surpreende polícia e diz que barata o convenceu a cometer crime
Vídeo pornô gravado no mar de Maragogi vira alvo do Ministério Público; entenda
Lady Gaga desabafa e revela por que cancelou show no Brasil em 2017
