Mozart Luna

Mozart Luna

Mozart Luna

Rogério Teófilo quer aumentar arrecadação própria

Zona azul pode ser criada em Arapiraca

26/03/2017 09h09
Rogério Teófilo quer aumentar arrecadação própria

 

 

O prefeito Rogério Teófilo (PSDB) entra para o seu quarto mês de governo a frente da prefeitura de Arapiraca, com muitas dificuldades em conseguir “engatar” o ritmo administrativo normal a muitos serviços como a saúde, iluminação pública e limpeza, por exemplo, que apresentam muitos problemas de gestão. Contudo o maior desafio atualmente do prefeito é saldar o pagamento dos servidores do mês de dezembro.

O esforço tem sido grande na busca de equalizar esse problema, sem que comprometa as outras áreas de trabalho do município. No momento Teófilo tenta desbloquear, através de um acordo com a justiça, R$ 30 milhões oriundos do reembolso do Fundeb, que ficaram retidos a pedidos do Sinteal de Arapiraca. Esses recursos saldariam 18% do restante da folha de pagamento que ainda restam do mês de dezembro e ainda sobraria saldo para investir em outras áreas.

Arrecadação própria

Administrar Arapiraca exige muita criatividade e conhecimento administrativo financeiro, já que é um município grande com recursos de cidade pequena. Muitos serviços e pouco dinheiro. Um desafio para quem assume o cargo de prefeito.

Entretanto não existe tarefa mais desafiadora para o gestor de Arapiraca, que conseguir incrementar a receita através da cobrança de impostos e taxas. O município possui cerca de 230 mil habitantes e um índice de inadimplência de IPTU de 70%. Um problema “cultural”, onde os cidadãos foram mal acostumados a não pagar impostos, sobre o pretexto de serem anistiados em época eleitoral. Uma artimanha política proibida pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que pode levar o gestor para cadeia.

A busca pelo aumento da arrecadação própria sempre foi um desafio para todos que passaram pelo cargo de prefeito de Arapiraca. Agora é a vez de Rogério Teófilo e sua equipe, que é arrojada e com formação empresarial. Segundo se comenta nos bastidores a nova gestão vai implantar várias formas de incrementar a arrecadação própria, começando pela execução de quem deve o IPTU e o aumento de mais de 100% dos valores atuais. Outro projeto será a implantação de taxas e contribuições, como por exemplo, a famigerada zona azul, no centro da cidade. São desafios que o atual prefeito terá que implantar para tentar equalizar as despesas e receitas. Resta saber se o bolso do cidadão arapiraquense tem capacidade e pagar uma carga tributária municipal que não condiz com sua realidade financeira.

Sobre o blog

Jornalista 

Arquivos