Jean Rafael
Mais dinheiro, mais amigos e menos depressão
Atualmente sofremos uma pandemia de casos de depressão, pânico e ansiedade. Tudo isso tem acarretado um aumento nos casos de suicídios no planeta. Esses dados refletem o ritmo acelerado da sociedade moderna, onde cada vez mais se busca o sucesso e o reconhecimento profissional.
Em contrapartida a ciência vem amplamente pesquisando e divulgando evidências sobre formas de se alcançar bem-estar social, reconhecimento e sucesso. Elementos que refletem um indivíduo mais feliz, saudável e realizado financeiramente.
Um grupo de pesquisadores da University College de Londres (UCL, na sigla em inglês) examinou mais de 8 mil homens e mulheres entre 52 e 90 anos e avaliaram a maneira como viviam suas vidas.
Os especialistas verificaram que pessoas que tinham melhor bem-estar social, pessoal, sucesso econômico e boa saúde apresentavam maior pontuação em habilidades que as diferenciavam das demais. As que não possuíam essas características sofriam mais de depressão, tinham menos dinheiro e apresentavam maior possibilidade de desenvolver doenças crônicas.
Então que habilidades são essas?
- Estabilidade emocional
- Determinação
- Dedicação
- Sensação de estar no controle
- Otimismo
Quais as lições que podemos tirar desses resultados? É possível treinarmos essas capacidades, devemos estimular já na infância e também nos adultos, pois atualmente pouco valor se tem dado a implantação de programas que estimulam o desenvolvimento da inteligência emocional. Com isso, quanto mais investirmos nessas habilidades teremos uma terceira idade mais plena e cheia de alegrias.
Sobre o blog
Médico cirurgião geral com residência médica em cirurgia geral; Professor mestre em ensino na saúde; Pós-graduado em ensino na Saúde pelo Hospital Sírio Libanês; Pós-graduado em Auditoria de Sistemas de Saúde pela Estácio de Sá do RJ; Pós-graduado em Psicoterapia Transpessoal.