Mozart Luna
Vereadores pedem intervenção de Luciano Barbosa na crise da educação em Arapiraca
Vereadores conversaram ontem com Luciano Barbosa e apresentaram várias reinvidicações

Os vereadores de Arapiraca estiveram reunidos com o vice-governador Luciano Barbosa, que também é secretário estadual de educação. Os vereadores foram tentar encontrar uma forma para instalação do Instituto de Criminalística (IC), diante da negativa do prefeito Rogério Teófilo (PSDB) em assinar o convênio com o Governo do Estado, decisão que está causando muito sofrimento das famílias que têm parentes vitimas de morte por crime ou ato que exija a intervenção do IC.
Os vereadores relataram que os corpos chegam a ficar expostos em via publica por horas, sob os olhares de curiosos causando dor e constrangimento aos familiares. O vice governador aproveitou para fazer um relato das conquistas do Governo do Estado na área da educação, mas não externou sua preocupação com relação a situação do ensino básico em Arapiraca com a greve dos professores que se arrasta por quase 60 dias.
A greve deverá causar reflexos negativos na coleta dos dados para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e também ao orçamento do Fundeb em 2018.
Vereadores
Os vereadores que participaram da reunião com o vice governador foram Fábio Henrique, Léo Saturnino, Moisés Machado, Rogério Nezinho, Willomaks da Saúde, Thiago ML, Sérgio do Sindicato e Fabiano Leão e o deputado estadual Ricardo Nezinho e a vereadora por Porto Real do Colégio Izabelita Enfermeira na sede da Governadoria do Agreste, em Arapiraca.
Para os vereadores, o vice-governador Luciano Barbosa, fez uma explanação sobre os avanços da educação em Alagoas, onde falou sobre o projeto já em execução, do Escola 10, ressaltando que Educação não se faz sozinho, mas sim, com a participação do governo do estado, dos pais e da sociedade como um todo.
Segundo ele, o projeto tem como metas, mobilização em prol da melhoria da qualidade de ensino na rede pública e dos índices educacionais do estado.
“Denominada Escola 10, a iniciativa vai unir Estado e Municípios e visa garantir os direitos de aprendizagem dos estudantes, fortalecendo o Regime de Colaboração entre os dois entes federativos. Ao todo, o programa implica um investimento de R$ 30 milhões”, afirmou Luciano Barbosa.
Ele explicou, que o programa tem suas ações direcionadas para estudantes do Ensino Fundamental (3º, 5º e 9º anos) e estabelece as seguintes metas: garantir que todos os alunos da rede pública estejam alfabetizados em Língua Portuguesa e Matemática até o final do 3º ano do Ensino Fundamental; reduzir os índices de analfabetismo, evasão escolar e distorção idade-série (atraso escolar); melhorar a aprendizagem de estudantes do 5º e 9º anos e aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Ainda durante a reunião, também foram discutidos assuntos de interesse, não só de Arapiraca, mas de toda a Região do Agreste, como as ações de instalação do Instituto de Criminalística (IC), a ampliação do Instituto Médico Legal (IML), as obras de duplicação da Rodovia AL-110, reestruturação do Samu, entre outras importantes obras para o município de Arapiraca.
Durante a exposição para os vereadores, que contou ainda com a presença da vereadora de Porto Real do Colégio, Izabelita Enfermeira, o vice-governador e secretário estadual de Educação, Luciano Barbosa.
O programa tem suas ações direcionadas para estudantes do Ensino Fundamental (3º, 5º e 9º anos) e estabelece as seguintes metas: garantir que todos os alunos da rede pública estejam Alfabetizados em Língua Portuguesa e Matemática até o final do 3º ano do Ensino Fundamental; reduzir os índices de analfabetismo, evasão escolar e distorção idade-série (atraso escolar); melhorar a aprendizagem de estudantes do 5º e 9º anos e aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
O Governo vai oferecer apoio técnico e financeiro para os municípios que fizerem adesão ao programa de forma a implementar as ações acordadas entre ambas as partes.
“Esta parceria com os municípios chega em boa hora, pois eles são responsáveis por 95% das matrículas do 1º ao 5º ano e 75% das matrículas do 6º ao 9º ano. Temos uma grande dívida social com a nossa juventude e este programa afirma que a Educação é a nossa prioridade maior”, destaca o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa.
Ao encerrar a reunião, o vice-governador convidou os vereadores e o deputado Ricardo Nezinho, para conhecerem as obras de reforma do Ginásio Quintela Cavalcanti, Pedro Reis e Isaura Lisboa (Epial ), que recebe complexo educacional com arena cultural, auditório, praças, piscina semi-olímpica, entre outros equipamentos públicos para desenvolver cada vez mais a Educação na segunda maior cidade de Alagoas. “Ouvi atentamente as reivindicações dos vereadores e vou ter uma reunião com o governador Renan Filho, onde levarei todas elas e retornarei com uma resposta”, garantiu Luciano Barbosa.
Sobre o blog
Jornalista
Arquivos
Últimas notícias

Após mais de 20 anos, Mister Caldo encerra atividades em Arapiraca

Prefeitura de Feira Grande realiza tradicional entrega do peixe da Semana Santa

Programa Pesquisa para o SUS terá edital com R$ 6 milhões

Deputado Alexandre Ayres cobra penas mais duras e critica uso político do caso Ana Beatriz: “Não é hora de oportunismo”

Homem é preso por descumprir medida protetiva de urgência, em Penedo
