Paulo Marcello

Paulo Marcello

Paulo Marcello

Governo Renan Filho se encaminha com facilidade para reeleição

Sem concorrência e com boa avaliação, governador será imbatível nesta eleição

28/05/2018 08h08
Governo Renan Filho se encaminha com facilidade para reeleição

Com aprovação do governo em mais de 65%, Renan Filho (MDB) caminha para uma reeleição tranquila. Sua permanência no Palácio República dos Palmares é apenas uma questão de tempo e isso se dá pelo bom desempenho da gestão, falta de atuação da oposição e desistência dos candidatos do PSDB (maior rival). Os dados são da pesquisa da TDL Pesquisa & Marketing.

Sem Rui Palmeira e Rodrigo Cunha (PSDB), a oposição não decolou e a tendência é que o partido apresente um candidato ‘laranja’ apenas para garantir palanque para o pré-candidato à presidência da legenda. Rui permanece como prefeito de Maceió, enquanto que o deputado estadual Rodrigo é pré-candidato ao Senado.

Outro ponto favorável ao atual governo é que, segunda a pesquisa, Renan Filho teria 49% das intenções de voto para o pleito de outubro e apenas um quinto dos alagoanos não aprova a sua administração. Esta é a segunda pesquisa registrada em 2018, divulgada na última quinta-feira (24) que confirma que o governador de Alagoas está cada vez mais perto da reeleição. Só faltando definir o vice.

Num confronto com outros nomes, apenas por questões formais, a TDL simulou a eleição com diferentes pré-candidatos e, mesmo assim, Renan Filho venceria em todas, com 49% das intenções de voto em média. O ex-presidente Fernando Collor aparece com 15% numa das simulações e o deputado federal João Henrique Caldas (JHC) teria pouco mais de 7%. Já no cenário sem Collor e JHC, o governador ultrapassa os 50% das intenções de voto.

Renan Filho lidera com folga em todas as regiões pesquisadas, tendo os melhores resultados na Região Agreste (61%), no Sertão (54%) e na Região Metropolitana da Capital (51%).

Foram entrevistados 1.067 eleitores, estratificados segundo gênero, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica, com base nos dados mais atualizados do PNAD/2014 e TSE/TRE 2018. O levantamento foi feito em 53 municípios, durante os dias 15, 16 e 17 de maio nas 13 mesorregiões de Alagoas. O grau de confiança da pesquisa é de 95% para uma margem estimada de aproximadamente 3% para os resultados gerais.

 

Sobre o blog

Radialista, animador de eventos e mestre de cerimônias. Apresentador do programa Na Mira da Notícia na rádio Gazeta FM Arapiraca. Repórter e blogueiro do Portal 7 Segundos.

Arquivos