Blog do Tinho
Jó Pereira faz mandato atuante e incansável no Combate à Pobreza em Alagoas
Deputada lidera audiência pública sobre o tema na próxima sexta-feira (24).

O Plano Estadual de Combate à Pobreza em Alagoas será discutido em audiência pública nesta sexta-feira (24), às 9h, no plenário da Assembleia Legislativa (ALE). Em discurso na sessão de hoje (21), na Casa de Tavares Bastos, a propositora da audiência, deputada Jó Pereira (MDB) apresentou alguns dados sobre o tema.
“Em um estado como o nosso, cheio de indicadores sociais nas incômodas últimas posições das listas comparativas em nosso país e no mundo, o combate à pobreza, e principalmente a extrema pobreza, é vital para milhares de alagoanos. É urgente cumprir a lei que estabelece o Plano de Combate e Erradicação da Pobreza”, frisou a parlamentar.
Ela lembrou que uma pesquisa do IBGE realizada em 2017 apontou que Alagoas é o terceiro Estado do país com maior índice de pobreza, onde 47,4% da população tem renda familiar equivalente a R$ 389. Em 2011, dados do Alagoas tem Pressa demonstravam que cerca de 1,6 milhão de alagoanos viviam entre a pobreza e a miséria extrema.
A parlamentar, que integra a comissão do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), também pretende, durante a audiência, apresentar um balanço dos recursos investidos pelo Fecoep, em ações e programas, desde 2015 até 2018.
Constituído de recursos oriundos de uma alíquota de até 2% acrescidos no ICMS sobre produtos e serviços, o Fundo gera anualmente cerca de R$ 180 milhões. “Que avanços nos trazem esses recursos? Quais casos concretos de população, localidades e de registros, por meio de números, estatísticas, indicadores temos para apresentar?”, questionou a deputada, exemplificando algumas das perguntas que o Plano Estadual a ser construído pretende responder.
Em aparte, o deputado Rodrigo Cunha (PSDB) corroborou com o pronunciamento, onde Jó fez ainda um breve balanço de suas atividades na Casa nesta legislatura. "Fará bem ao Parlamento a permanência de vossa excelência", afirmou, em relação ao pleito eleitoral onde a deputada é candidata à reeleição.
Sobre a audiência pública, Cunha classificou a discussão de "extremamente importante" e pontuou que a utilização dos recursos do Fecoep é, por vezes, desvirtuada de sua proposta original.
"Fico feliz quando vossa excelência fala que minha permanência aqui é positiva. Hoje o discurso não é de despedida, mas de agradecimento", esclareceu a parlamentar.
Por: Vanessa Alencar
Sobre o blog
Wellington Silva - Tinho. Professor, Jornalista MTB 1874, Assessor de Imprensa.
Arquivos
Últimas notícias

Bombeiros realizam busca por cadáver em cacimba no bairro do Feitosa, em Maceió

Secult divulga programação de Alagoas da Primavera dos Museus 2025

Caso Albino: Um ano após prisão, Polícia Civil relembra captura de serial killer

Prefeitura de Arapiraca lança assistente virtual que aproxima serviços públicos da população

Governador entrega ambulâncias do Samu e autoriza construção de mais duas escolas
