Bastidores

Bastidores

Bastidores

Taquarana faz contrato milionário para prestar serviço em vez de convocar aprovados em concurso

12/07/2021 07h07 - Atualizado em 12/07/2021 07h07
Taquarana faz contrato milionário para prestar serviço em vez de convocar aprovados em concurso

Enquanto aprovados em concurso público aguardam serem convocados para a prefeitura de Taquarana, o município celebra contrato milionário para a prestação de serviços que poderiam ser executados pelos concursados.

Em 17 maio, o prefeito Geraldo Cícero celebrou contrato com a empresa Base Construções, no valor de R$ 2,5 milhões para serviços de manutenção predial e de iluminação pública, conforme publicado no dia 04 de junho no Diário Oficial dos Municípios. O contrato tem validade de 12 meses e inclui fornecimento de peças, equipamentos, materiais e mão de obra.

A lisura do contrato é colocada em xeque até mesmo por pessoas ligadas à prefeitura: "não tem lógica gastar milhões em vez de chamar um concursado para executar o serviço e e comprar, por conta própria, os equipamentos e peças necessários", declarou uma fonte ouvida pelo 7Segundos.


Atualmente a prefeitura conta com apenas um eletricista efetivo e quatro contratados para fazer a manutenção da iluminação pública. Em 2019, a prefeitura de Taquarana abriu apenas mais uma vaga para eletricista no concurso realizado naquele ano. Foram efetuadas três chamadas, a última delas em dezembro do ano passado, ainda na gestão anterior. Os três primeiros colocados não compareceram para tomar posse. O prefeito Geraldo Cícero não fez mais nenhuma convocação de aprovados - nem mesmo para outras vagas - e há informações de que ele não pretende renovar a validade do concurso, que abriria a possibilidade de novas convocações até 2023.

O quarto colocado no concurso para eletricista, Emanuel da Silva Santos, que seria o próximo a ser convocado para a vaga na prefeitura de Taquarana não foi encontrado. Entretanto, é direito dele e dos demais aprovados no concurso requerer a convocação. Além disso, mesmo que o concursado seja efetivado nas funções e sejam mantidos os contratados, ainda assim o custo para os cofres públicos seria muito inferior a terceirização dos serviços.

E de acordo com fontes internas da prefeitura, Geraldo Cícero estaria recebendo vários pedidos para a convocação de concursados em outras áreas do município e a resposta sempre é "não", junto com a desculpa que "a prefeitura está inchada", apesar de o município contar com vários trabalhadores contratados.

A reportagem fez contato com a assessoria da prefeitura de Taquarana e solicitou um posicionamento por meio de nota, mas até o fechamento da matéria, nenhuma resposta foi encaminhada.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos