Bastidores

Bastidores

Bastidores

Advogada de Arapiraca aquece disputa para vaga da OAB no Tribunal de Justiça

Claúdia Lany é procuradora do município, já presidiu a OAB Arapiraca e é apontada como diferencial na disputa

23/07/2021 12h12 - Atualizado em 23/07/2021 12h12
Advogada de Arapiraca aquece disputa para vaga da OAB no Tribunal de Justiça

As articulações para as novas vagas de desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas tem agitado os bastidores da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). E uma forte candidata para compor a lista tríplice, para decisão final do governador Renan Filho (MDB) é a advogada de Arapiraca, Cláudia Lany.

A jurista, que atualmente atua como procuradora municipal, já presidiu a Subseção da OAB no município e traz em seu histórico credibilidade e honestidade reconhecidos pela classe.

Apesar as articulações estarem apenas começando, Cláudia Lany tem despontado como uma força do interior na disputa e tem o nome mencionado principalmente em Arapiraca. E é apontada também em um diferencial em um meio predominantemente masculino, já que em todas as vagas do Tribunal de Justiça destinadas à advocacia foram ocupadas por homens.

O Quinto Constitucional define que um quinto da composição do Tribunal de Justiça deve ser composto por advogados com mais de dez anos de carreira. A composição do pleno do TJ também destina um quinto das vagas para membros do Ministério Público e o restante para juízes de carreira, conforme critérios de antiguidade e merecimento.

A escolha do advogado tem como primeira etapa a definição da lista tríplice, que é feita por meio de eleição organizada pela OAB/Alagoas. Os três advogados mais votados compõem a lista que deverá ser encaminhada ao governador Renan Filho, que escolhe um dos nomes para compor o Tribunal.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos