Bastidores
Advogada de Arapiraca aquece disputa para vaga da OAB no Tribunal de Justiça
Claúdia Lany é procuradora do município, já presidiu a OAB Arapiraca e é apontada como diferencial na disputa
As articulações para as novas vagas de desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas tem agitado os bastidores da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). E uma forte candidata para compor a lista tríplice, para decisão final do governador Renan Filho (MDB) é a advogada de Arapiraca, Cláudia Lany.
A jurista, que atualmente atua como procuradora municipal, já presidiu a Subseção da OAB no município e traz em seu histórico credibilidade e honestidade reconhecidos pela classe.
Apesar as articulações estarem apenas começando, Cláudia Lany tem despontado como uma força do interior na disputa e tem o nome mencionado principalmente em Arapiraca. E é apontada também em um diferencial em um meio predominantemente masculino, já que em todas as vagas do Tribunal de Justiça destinadas à advocacia foram ocupadas por homens.
O Quinto Constitucional define que um quinto da composição do Tribunal de Justiça deve ser composto por advogados com mais de dez anos de carreira. A composição do pleno do TJ também destina um quinto das vagas para membros do Ministério Público e o restante para juízes de carreira, conforme critérios de antiguidade e merecimento.
A escolha do advogado tem como primeira etapa a definição da lista tríplice, que é feita por meio de eleição organizada pela OAB/Alagoas. Os três advogados mais votados compõem a lista que deverá ser encaminhada ao governador Renan Filho, que escolhe um dos nomes para compor o Tribunal.
Sobre o blog
Blog focado em política.