Bastidores
STJ libera Cícero Almeida de pagar 400 mil ao PRTB, seu antigo partido
Decisão da segunda instância foi reformada por turma recursal do tribunal

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), através da sua terceira turma, deu provimento a um recurso impetrado pela defesa do ex-deputado federal e ex-prefeito de Maceió Cícero Almeida (DC). Com a decisão, o ex-prefeito está livre do pagamento de uma multa de R$ 402 mil, que estava sendo cobrada pela parte autora da ação, o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB).
A legenda exigia o cumprimento de uma cláusula partidária, que consistia no pagamento de uma multa equivalente a um ano do salário de deputado federal, caso o parlamentar deixasse o partido fora da janela legal. A primeira e segunda instâncias judiciais deram provimento à tese do PRTB, mas a terceira turma recursal do STJ reformou a decisão, isentando o ex-prefeito do pagamento da multa.
Cícero comemorou a decisão, que considerava “perseguição” por parte da direção nacional do PRTB. “Ganhamos a ação por unanimidade. Durante seis anos e meio, desde 2015, eles brigaram contra mim, me atacaram, brigaram pela perda do meu mandato, tentaram me desmoralizar de todas as formas, mas nós temos um Deus”, disse em contato com o Blog Bastidores.
“Ganhamos hoje (ontem, 25) a tarde, uma ação de 400 mil. Assim tem acontecido gradativamente com os outros, e vai acontecer também com aqueles que tentaram me prejudicar durante esse processo todo”, disse, referindo-se aos outros processos aos quais ainda responde.
Cícero foi eleito deputado federal pelo PRTB em 2014, mas um ano depois, em outubro de 2015, deixou a legenda fora do período permitido pela lei, indo para o PSD. O PRTB iniciou um processo contra o então deputado, pedindo o seu mandato e pagamento de multa. Em novembro de 2018, há pouco mais de 30 dias de encerrar o mandato, Almeida foi cassado por infidelidade partidária.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias

Veja como ficou o carro do goleiro Rossi após tentativa de assalto com tiros na Linha Amarela

Polícia investiga possível instigação moral de pai no caso de irmãos que mataram homem com foice

'Em Maceió, os Direitos básicos só chegam por ordem judicial', diz Teca Nelma durante sessão

Covid-19: novo estudo sugere que coronavírus surgiu em morcegos
