Bastidores

Bastidores

Bastidores

Sem quórum, Câmara de Arapiraca segue sem aprovar orçamento 2022

Peça orçamentária é essencial para gestão do município

22/12/2021 07h07
Sem quórum, Câmara de Arapiraca segue sem aprovar orçamento 2022

Por falta de quórum mínimo na sessão desta terça-feira (21), Arapiraca segue sem orçamento para 2022. A tramitação da peça orçamentária está parada na Câmara de Vereadores, ainda sem definição sobre sua aprovação. Sem apreciar a LOAS 2022, a casa Herbene Melo não pode entrar em recesso.

O orçamento municipal é peça fundamental na gestão do município, e por isso sua negociação acontece de forma mais lenta. Esta é a primeira peça orçamentária produzida pelo prefeito Luciano Barbosa (MDB), já que a lei de 2021 foi produzida ainda pela então prefeita Fabiana Pessoa – Barbosa também não teve acesso à transição de poder, já que sua candidatura estava sub-júdice.

Em novembro deste ano, o prefeito já havia solicitado à câmara uma suplementação de 20% sobre o valor do orçamento, equivalente a cerca de R$ 150 milhões – após discussão, os vereadores aprovaram metade desse valor. Com o adiamento da sessão desta terça, a expectativa é de que a LOAS volte à pauta da câmara na próxima quinta-feira (23), às vésperas do natal – porém, não há ainda um acordo para aprovação da matéria nesta sessão.

Caso a cidade entre 2022 sem orçamento, o prefeito Luciano Barbosa fica impedido de contratar quaisquer novos serviços ou executar obras, sendo facultado apenas pagamento de salários e despesas já contratadas.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos