Bastidores
Renan ganha holofotes e afago de Lula em jantar com Alckmin e advogados
Senador voltou a circular no “alto clero” após atuação na CPI da pandemia
Segue sendo notícia o jantar oferecido por um grupo de advogados, no último domingo (19), para políticos e outras autoridades, e que serviu como palco do primeiro encontro entre Lula (PT) e o ex-governador Geraldo Alckmin, cortejado pelos petistas como provável vice-presidente. Além dos dois protagonistas políticos do encontro, outras boas histórias paralelas vão aparecendo aos poucos.
Segundo o colunista do O Globo Lauro Jardim, uma das autoridades mais procuradas da reunião foi o senador alagoano Renan Calheiros, um “Lulista raiz” que faz elogios públicos à figura do ex-presidente em todas as suas aparições.
Sentado em uma das mesas junto com o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), num dado momento do jantar chegou o ex-presidente Lula. Em clima descontraído, Randolfe brincou:
- Depois de dez anos no Senado, aprendi que o bom de fazer política é ao lado do Renan.
Ao que Lula, entrando no clima, arrematou:
- Randolfe, isso eu já aprendi há 30 anos.
De fato, Lula e Renan tem longa e cordial relação – ao ponto circular o boato de que os Calheiros, por debaixo dos panos, serem os verdadeiros “donos” do PT local. Por aqui também Lula esteve ainda como presidente, em Arapiraca, para lançar o programa de interiorização das universidades, em 2009. Antes de ser preso, em 2017, mais uma passada por Arapiraca, acompanhado por Renan, na caravana Lula pelo Brasil.
Para além da boa relação, a amizade de Lula e Renan pode render um ministério para ele ou até mesmo para Renan Filho, numa costura em que o governador de Alagoas perca a eleição ao senado ou não renuncie ao mandato e fique no cargo até 31/12/2022.
Sobre o blog
Blog focado em política.