Bastidores

Bastidores

Bastidores

Renato Filho está de volta ao jogo sucessório em 2022

Forte publicidade de sua gestão em Pilar e pesquisas impulsionam novo ímpeto em disputar o governo

24/12/2021 07h07
Renato Filho está de volta ao jogo sucessório em 2022

Há algumas semanas, este blog postou um texto afirmando que a disputa para o governo do estado de Alagoas estava mais ou menos encaminhada, entre o tucano Rodrigo Cunha (PSDB), Paulo Dantas (MDB) e uma terceira via que representasse o bolsonarismo – salvo algum fato novo, daí sairia o futuro chefe do executivo estadual a partir de 2023.

Mas como tudo em política muda como as nuvens, uma mudança importante ocorreu durante esta semana. A novidade chama-se Renato Filho, prefeito de Pilar – que vinha meio abatido por ter sido preterido na disputa ao cargo de governador – e ressurgiu com apetite para guerrear pela vaga.

Renato vem ostentando altos números de aprovação na gestão do município de Pilar. Por conta disso, vem difundindo seu trabalho com força em rádios e sites locais, mas não só isso: TVs, sites de abrangência estadual e outdoors espalhados pelo estado exaltam a capacidade de gestão do prefeito – e obvio, impulsionam sua imagem.

Coincidência ou não, nesta quinta (23) a novidade foi a divulgação de uma pesquisa indicando o prefeito do Pilar em segundo lugar na corrida eleitoral, à frente de Paulo Dantas. Verdade ou não, o fato é que Renatinho voltou ao jogo, e vai disputar com Dantas a preferência de Renan Filho.

Óbvio, a preferência de Renan só teria validade num cenário em que ele desista de renunciar ao governo para disputar o senado, e fique até o fim do mandato – defendendo seu legado de oito anos à frente do estado e tendo um candidato “puro sangue” para sua sucessão. Renunciando, ele se torna apenas um apoiador de Paulo, além de seu candidato ao senado – mas sem a máquina governista na mão.

A volta de Renatinho ao jogo é um plus na ação de Renan Filho de renunciar ou não – a decisão mais importante desse período pré-eleitoral. Até o fim de março, saberemos.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos