Bastidores
Tribunal de Justiça autoriza retomada do edital de permuta do Clube dos Fumicultores
2ª Câmara Cível do Tribunal revisou decisão emitida pela Vara de Arapiraca, e processo de permuta pode ser reiniciado

A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas acatou o agravo de instrumento interposto pela diretoria do Clube dos Fumicultores de Arapiraca, liberando o edital de permuta da instituição, que havia sido suspenso por decisão da 2ª Vara Cível. Com a sentença, assinada pelo desembargador Dr Carlos Cavalcante, o clube pode reiniciar o processo de transição de sua sede, como previsto no documento lançado em dezembro do ano passado.
De acordo com o desembargador, que é o relator do processo na 2ª Câmara Cível, a decisão da primeira instância da justiça perdeu o objeto, pois foi emitida após a data em que o mural artístico - que havia motivado o pedido de suspensão do edital - já havia sido removido da sede do clube. “Registre-se, ainda, que a ação foi proposta em 11/01/2022, quando o bem não mais se encontrava na sede da Agravante”, afirma na ação.
O magistrado reconhece na decisão que o mural, de autoria do artista Ismael Pereira, foi devidamente preservado no processo de transição da sede do clube. “Nessa senda, o objetivo da ação é proteger patrimônio público específico, o que, a meu sentir, ocorreu quando o bem foi retirado do local que se encontra, no qual poderia sofrer avarias acaso ali mantido, pelas condições em que se encontra o imóvel”, diz o desembargador.
Com a sentença, o clube pode voltar a mover o processo de transição de sua sede, que estava parado desde a decisão da justiça. Além disso, a empresa vencedora da licitação, a Construtora Massaranduba, pode voltar a negociar os débitos em nome do clube, o que faz parte do contrato de permuta assinado entre as partes. Havia o risco da instituição perder cerca de 143 mil reais em descontos sobre débitos municipais, caso não aderisse a um programa de recuperação fiscal até a última sexta-feira (11).
A Associação dos Aposentados Arapiraquenses, autora do pedido de suspensão do edital, tem 15 dias a partir de hoje para apresentar as contrarrazões ao juízo, que tomará a decisão final com o colegiado da 2ª Câmara Cível – porém não há data para o julgamento, e o edital segue com suas etapas até sentença final.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias

Prefeita de Palmeira determina investimentos na UPA Dra. Helenilda Veloso Pimentel

Empresa realiza entrevista virtual para aprovados em processo seletivo em Palmeira dos Índios

Mesmo com alto volume de chuvas em Penedo durante o mês de junho, cidade suporta bem o inverno

Prefeitura de Palmeira renova convênio com Crea-AL e sedia Encontro Microrregional de Engenharia

Reunião de alinhamento reforça planejamento estratégico e controle interno na Prefeitura de Penedo
