Bastidores

Bastidores

Bastidores

[Vídeo] Arthur Lira vai trazer Paulo Guedes e presidente do BNDES a AL para lançamento de outorga de água e esgoto

Presidente da câmara também opinou sobre renúncia de Renan Filho:

22/02/2022 07h07 - Atualizado em 22/02/2022 07h07
[Vídeo]  Arthur Lira vai trazer Paulo Guedes e presidente do BNDES a AL para lançamento de outorga de água e esgoto

O deputado federal Arthur Lira (PP) afirmou que o ministro da fazenda do governo Bolsonaro, Paulo Guedes, estará em Alagoas em breve junto com o presidente do BNDES, Gustavo Montezano. O presidente da câmara adiantou com exclusividade ao Portal 7 Segundos, durante solenidade pública em Palmeira dos Índios, a visita dos dois principais integrantes da equipe econômica do governo Bolsonaro (Veja vídeo no final deste texto).

Guedes e Montezano virão ao estado para o lançamento do edital de outorga da água e esgoto, do bloco alternativo de cidades que não aceitou as condições do governo do estado, e ficou de fora do leilão ocorrido em dezembro do ano passado. Segundo Lira, 32 municípios alagoanos estão neste consórcio. O lançamento do edital ocorrerá em Arapiraca, ainda sem data definida.

Para Lira, o governador Renan Filho promoveu um leilão das outorgas fora dos padrões estabelecidos pelo que preconiza o marco legal do saneamento básico, o que tem preocupado o mercado privado de empresas que atuam nesta área. “O presidente da ABCON [Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto] se mostrou muito preocupado com o fato de Alagoas poder ‘poluir’ o ambiente de negócios num setor que é vital”, afirmou.

Lira tem aumentado o tom das críticas ao governador Renan Filho, especialmente em relação aos editais de outorga de água e esgoto promovidos pelo governo do estado. Já há algum tempo, o deputado articula, junto com aliados políticos e prefeitos insatisfeitos, um consórcio alternativo que opere o sistema, faça investimentos e remunere os municípios de forma mais vantajosa.

Renúncia de Renan Filho


Na mesma entrevista, o deputado também falou sobre a possível renúncia do governador Renan Filho (MDB), que pretende se candidatar ao senado. Para Lira, caso ele opte por deixar o cargo, fará isso somente no prazo final de desincompatibilização permitido pela lei eleitoral.

“Essa discussão [sobre eleições] só está antecipada por conta da possível renúncia do governador, que até agora não disse se sai ou se fica, embora todos os indicadores são para isso [a renúncia]. Vamos aguardar o que o governador vai decidir, que se eu não estou enganado sobre a postura política do governador, só vai acontecer as 11 horas, 59 minutos e 50 segundos do dia 02 de abril”, disse.

Veja declaração de Arthur Lira:

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos