Blog do André Avlis
COPA DO BRASIL: Cuiabá aproveita erros fatais cometidos pelo ASA e consegue classificação
Com gols de Elton e Rodriguinho, Cuiabá vence o ASA por 2 a 0 e consegue classificação Confira a análise

Fim de papo e classificação do "Dourado".
Pela 1ª Fase da Copa do Brasil, jogando em Arapiraca, ASA comete erros capitais, Cuiabá é eficiente e vence por 2 a 0. Elton e Rodriguinho marcaram para o time mato-grossense.
Com o resultado, o Cuiabá enfrenta o Figueirense na 2ª Fase da competição.
O jogo:
No primeiro tempo, como era esperado - inclusive fiz uma análise tática sobre da partida - o Cuiabá iniciou o jogo com a configuração tática que vem implantando como padrão:
Um esquema de 4-4-2, com duas linhas de quatro, intensidade, agressividade, marcação alta e pressão no homem da bola. Tal ação fez com que o ASA tivesse extrema dificuldade em sua saída de bola.
Na construção das jogadas o 4-2-4 foi aparente. Amplitude nas laterais e pontas espetados. Rodriguinho como "falso atacante" para ter a liberdade de movimentação e flutuação entre as linhas.
O ASA tinha uma estratégia montada exclusivamente para o jogo. No entanto, no início da partida, em uma jogada de Rodriguinho, após um lateral batido enquanto o ASA baixou demais sua linha defensiva, o meia achou um passe na infiltração de um dos volantes. No mesmo lance, a defesa do ASA cometeu o pênalti - convertido pelo atacante Elton.
A partir do gol, tendo a necessidade de sair para jogar, o ASA não conseguia articular suas jogadas. Muito pela estratégia do Cuiabá, que mantinha as linhas adiantadas e fechava a linha de passe alvinegra.
O jogo teve um certo equilíbrio entre os 20 e 30 minutos. Embora o ASA ainda tivesse problemas no setor de criação e abusasse dos cruzamentos. Justamente porque o time não conseguia acionar as ações de meio de campo e forçava as jogadas pelas laterais - onde encontrou algum espaço.
No segundo tempo, a estratégia cuiabana mudou. O time do Cuiabá baixou um pouco suas linhas e manteve sua marcação média. Fator que fez o ASA ter mais a bola e volume de jogo, especialmente com a estratégia de alargar o campo com os pontas espetados.
O 'Alvinegro' conseguiu implantar um ritmo melhor e maior. Conseguiu chegar em vários momentos com suas jogadas laterais. Mas ainda faltou a jogada de aproximação e infiltração pelo meio.
No momento de um certo predomínio do ASA, veio o balde de água fria: gol do Cuiabá. Em uma jogada característica de ultrapassagem de um dos laterais, acontece um cruzamento e a finalização de Rodriguinho.
Depois disso, a equipe do técnico Pintado baixou ainda mais as linhas e teve um controle defensivo. Fazendo bem o balanço, fechando os espaços na faixa central e montado para um contragolpe.
Com isso, o ASA não conseguiu progredir e não teve poder de reação. Foi uma vitória segura de um time bem montado e consistente na parte tática.
Para o ASA, resta entender que apesar da derrota o time mostrou que tem qualidades que podem ser potencializadas Agora é hora de tentar evoluir e se fortalecer para o restante da temporada.
Arquivos
Últimas notícias

Veículo pega fogo no bairro da Cruz das Almas, em Maceió

Auxiliar técnico do CSA, é demitido às véspera da partida contra o Maringá

Polícia Militar de Alagoas lamenta falecimento do sargento reformado Cícero Irineu

Jovem é vítima de disparos de arma de fogo em plena luz do dia no bairro Jacintinho, em Maceió

Colisão entre carro e moto deixa uma pessoa ferida no bairro Alto do Cruzeiro, em Arapiraca
