Bastidores

Bastidores

Bastidores

Arthur Lira, JHC e Rodrigo Cunha debatem sucessão estadual em Brasília

Deputado e presidente da câmara postou imagens em suas redes sociais

24/02/2022 20h08 - Atualizado em 24/02/2022 20h08
Arthur Lira, JHC e Rodrigo Cunha debatem sucessão estadual em Brasília

Um encontro que pode ser decisivo para o futuro político do estado ocorreu nesta quinta-feira (24) em Brasília. O presidente da câmara, deputado Arthur Lira, recebeu em seu gabinete o prefeito de Maceió, JHC (PSB), o senador Rodrigo Cunha (PSDB) e o deputado estadual Davi Davino Filho (PP). É a primeira vez, pelo menos oficialmente, que os três se reúnem para discutir política.

Segundo o de post Lira em suas redes sociais, o encontro ocorreu para um debate sobre “o saneamento da região metropolitana”. Isso pode mesmo ter ocorrido, mas a pauta que importa, longe dos holofotes, foi a sucessão estadual, à qual Rodrigo Cunha é pré-candidato declarado, e JHC corre por fora, sendo sempre bem cotado nas pesquisas eleitorais.

Um sinal de alerta sobre esse “namoro” político já havia sido disparado há algumas semanas, quando bastidores davam conta de que Rodrigo e Arthur tinham se encontrado e superado as primeiras barreiras sobre debater política. No último sábado (19), Arthur citou o senador Rodrigo Cunha ao criticar a outorga da água feita pelo governador Renan Filho.

Caso o “namoro” evolua para um compromisso, Cunha pode ser o candidato ao governo apoiado por Arthur, que em troca indicaria a deputada Jó Pereira como vice – um nome que agrada muito ao staff do senador, pela deputada ter uma postura parecida com a de Rodrigo quando deputado estadual. Com a majoritária fechada, JHC encerraria seu mandato à frente da prefeitura, e Davi Davino poderia ser o senador da chapa (ou Fábio Costa).

Apesar de ter estado com Paulo Dantas (no mesmo evento, mas em momentos distintos) em Palmeira dos Índios no último sábado, Arthur dá a entender que está “testando” apoio a outros nomes majoritários. Nos últimos dias, além de JHC/Rodrigo, Lira conversou também com o ex-prefeito Rui Palmeira.

JHC aparece como o mais bem pontuado nas pesquisas de intenção de voto para o governo, embora tenha afirmado publicamente que não será candidato. Depois dele, vem Rodrigo Cunha. Com a adesão de Lira, o grupo formaria uma chapa que obrigaria Renan Filho  a buscar um nome competitivo ao governo, que fortaleça inclusive sua candidatura ao senado.

Xadrez político sendo jogado com todas as peças em Brasília.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos