Bastidores
Projeto conduzido pela Fundepes é embrião para transformar o sertão de AL numa nova Petrolina-Juazeiro
Áreas da zona rural dos municípios de Delmiro Gouveia, Água Branca, Inhapi e Olho d’Água do Casado serão beneficiadas
Um dos mais audaciosos projetos de irrigação de Alagoas está em curso e poderá fazer com que o alto sertão do estado se transforme, num futuro, um pólo de agricultura semelhante à porção do Vale do São Francisco situada entre os municípios de Petrolina e Juazeiro. A semente está sendo plantada e os frutos têm tudo para florescer.
No pólo agroindustrial de Petrolina-Juazeiro, às margens do Rio São Francisco, encontram-se os maiores produtores de manga e uva do país, tendo alguns deles já alcançado mercados externos. Tudo advindo de um projeto de longo prazo, iniciado no começo dos anos 80 e que hoje colhe seus resultados concretos com imensos benefícios sociais e econômicos.
Em Alagoas, a Fundepes (Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa) está à frente do projeto do MIPAS (Módulo Irrigado de Produção e Aprendizagem). O projeto é uma ação da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri-AL), através do Governo de Alagoas por meio do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola - FIDA (agência da Organização das Nações Unidas/ONU).
Por meio do MIPAs, áreas da zona rural dos municípios de Delmiro Gouveia, Água Branca, Inhapi e Olho D’Água do Casado serão beneficiadas, atendendo 200 famílias de agricultores em 26 comunidades rurais. Na prática, estas localidades serão irrigadas e seus agricultores vão receber assistência técnica para uso do sistema de irrigação e para manejo agroecológico de hortaliças, frutíferas e forragens. A água vai ser retirada do Canal do Sertão.
Em Petrolina e Juazeiro, deu certo. E em Alagoas, também, tem tudo para dar.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
