Bastidores

Bastidores

Bastidores

Projeto conduzido pela Fundepes é embrião para transformar o sertão de AL numa nova Petrolina-Juazeiro

Áreas da zona rural dos municípios de Delmiro Gouveia, Água Branca, Inhapi e Olho d’Água do Casado serão beneficiadas

11/03/2022 15h03
Projeto conduzido pela Fundepes é embrião para transformar o sertão de AL numa nova Petrolina-Juazeiro

Um dos mais audaciosos projetos de irrigação de Alagoas está em curso e poderá fazer com que o alto sertão do estado se transforme, num futuro, um pólo de agricultura semelhante à porção do Vale do São Francisco situada entre os municípios de Petrolina e Juazeiro. A semente está sendo plantada e os frutos têm tudo para florescer.

No pólo agroindustrial de Petrolina-Juazeiro, às margens do Rio São Francisco, encontram-se os maiores produtores de manga e uva do país, tendo alguns deles já alcançado mercados externos. Tudo advindo de um projeto de longo prazo, iniciado no começo dos anos 80 e que hoje colhe seus resultados concretos com imensos benefícios sociais e econômicos.

Em Alagoas, a Fundepes (Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa) está à frente do projeto do MIPAS (Módulo Irrigado de Produção e Aprendizagem). O projeto é uma ação da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri-AL), através do Governo de Alagoas por meio do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola - FIDA (agência da Organização das Nações Unidas/ONU).

Por meio do MIPAs, áreas da zona rural dos municípios de Delmiro Gouveia, Água Branca, Inhapi e Olho D’Água do Casado serão beneficiadas, atendendo 200 famílias de agricultores em 26 comunidades rurais. Na prática, estas localidades serão irrigadas e seus agricultores vão receber assistência técnica para uso do sistema de irrigação e para manejo agroecológico de hortaliças, frutíferas e forragens. A água vai ser retirada do Canal do Sertão.

Em Petrolina e Juazeiro, deu certo. E em Alagoas, também, tem tudo para dar.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos