Bastidores

Bastidores

Bastidores

Rodrigo Cunha deixa o PSDB e será candidato pela UB, com apoio de Arthur Lira

A deputada Jó Pereira deve ser indicada como a vice; tucanos ficam sem chapa majoritária e proporcional

26/03/2022 07h07
Rodrigo Cunha deixa o PSDB e será candidato pela UB, com apoio de Arthur Lira

O Blog Bastidores teve acesso a uma informação crucial sobre as eleições deste ano – e claro, compartilha com você, leitor. Segundo apuração, um acordo entre o senador Rodrigo Cunha e o deputado Arthur Lira foi fechado durante a semana, e será divulgado nas próximas horas, ou dias. Parte dele foi alinhado após a negativa do prefeito JHC em ser candidato (conforme este blog também adiantou).

Pelo acerto, Rodrigo deixa o PSDB e será candidato ao governo do estado pelo União Brasil (UB). Arthur Lira indicará a vice – no caso, a deputada Jó Pereira, que já deixou o MDB e se filia esta semana ao PP. Segundo as fontes, o senador Fernando Collor não foi convidado para a composição desta chapa, e o nome ao senado ainda segue em aberto. JHC continua prefeito de Maceió.

Outro ponto que já está acertado é a continuação do deputado Davi Maia na UB, com o mesmo compromisso que já havia fechado com Rodrigo: coordenar a montagem da chapa de deputados estaduais, e eleger de três a quatro parlamentares – só que desta vez pela UB, e não mais pelo PSDB.

Com as saídas de Rodrigo Cunha e Davi Maia (que nem chegou a assinar a ficha), e ainda os deputados estaduais Dudu Ronalsa e Cibele Moura e a deputada federal Tereza Nelma, o PSDB fica totalmente esvaziado, sem candidato majoritário nem proporcional para essas eleições – e sem palanque para o presidenciável do partido, João Doria. Por enquanto, resta na legenda Pedro Vilela, que deve ser orientado a procurar outra chapa ou até mesmo desistir da reeleição.

Já Arthur Lira, após receber sinalização negativa de JHC, acertou os ponteiros com Rodrigo Cunha e ambos formarão chapa, cada um no seu cargo, com apoio do prefeito da capital. Cunha recebeu de Lira a garantia de que não será obrigado a pedir votos para o presidente Bolsonaro, além de ter uma significativa estrutura de campanha da milionária UB, que deve ter cerca de R$ 40 milhões para as eleições alagoanas.

Com esses movimentos, Arthur Lira segue com a incrível capacidade de montar e remontar grupos políticos e encontrar alternativas que viabilizem seus aliados; e Rodrigo Cunha, após ser quase descartado como candidato graças ao "fogo amigo" de JHC, renasce como o grande favorito da disputa ao palácio Zumbi dos Palmares.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos