Bastidores
Governador Paulo Dantas escolherá ainda este ano advogado como novo desembargador do TJ-AL
Nada menos que 23 nomes disputam a inclusão em lista sêxtupla a ser entregue ao TJ
Além das eleições tampão e das eleições gerais (ufa!) ainda há mais um processo eleitoral que, como sempre acontece, já está esquentando os bastidores da política alagoana. Caberá ao ainda governador Paulo Dantas, em 2022, escolher o futuro desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas.
Há uma regra, não escrita mas sempre cumprida por todos os governadores anteriores, que manda que esta escolha saia do chamado “quinto constitucional”, ou seja, caiba aos operadores do direito e não a juízes de carreira. Desta forma, cabe à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AL) a escolha de uma lista sêxtupla, com os mais votados em uma eleição.
Esta lista, mais tarde, é entregue ao Tribunal de Justiça, que elimina três nomes e entrega uma lista tríplice ao governador, a quem cabe a escolha final – normalmente (assim deveria acontecer), o gestor escolhe o nome mais votado entre os seus pares.
Este ano, temos uma das mais concorridas eleições em muitos anos – já que em 2009, ano da última escolha que coube ao quinto, o então advogado Tutmés Airan teve relativa facilidade nos dois processos eletivos – na OAB e no próprio TJ.
Em 2022, nada menos do que 23 candidatos se colocam à disposição dos colegas advogados – um recorde. E como em todo processo onde se discute ocupação de espaços, a política se faz presente. Experientes operadores do direito, vinculados ou simpáticos de algum grupo político, saíram na frente e são considerados favoritos no processo eleitoral, que ocorre no próximo dia 08 de julho.
Fábio Ferrário, Daniel Brabo, Cacá Gouveia, Cláudia Lany e Lavínia Cavalcanti são os principais nomes citados dentro da advocacia. O defensor Othoniel Pinheiro pode surpreender pelo bom posicionamento nas redes sociais. Ferrário tem quase a unanimidade do meio político apoiando sua candidatura, inclusive Marcelo Victor – que tem grande influência sobre o governador Paulo Dantas.
Enfim, em que pesem muitos nomes na disputa e um amplo favorito, o processo pode reservar surpresas, já que ocorre colado às eleições gerais. Aguardemos.
Sobre o blog
Blog focado em política.