Blog do André Avlis
ASA: Em time que está evoluindo não se mexe
Pela última rodada da 1ª fase da Série D, alvinegro enfrenta o Atlético-BA no próximo sábado (16), às 16h, no Estádio Carneirão

Mudança e evolução.
Trocando a premissa para falar que quando há evolução, não deve existir mudanças. Ou mexidas. A frase atemporal que me perdoe.
Contra o Lagarto, houve a mudança no sistema tático para ajustar a recomposição defensiva. Proporcionando mais compactação, linhas justas e consequentemente menos espaço para o adversário criar jogadas.
Na Arena Batistão, contra o Sergipe, especialmente antes de sofrer o segundo gol, a equipe melhorou no aspecto criativo e conseguiu ter mais articulações através da aproximação do setor de meio-campo.
Enfrentando o Santa Cruz, para mim o melhor jogo do time na Série D, a evolução veio em todos os aspectos - técnico e tático, coletivo e individual. Foi a partida onde a equipe mostrou mais repertório ofensivo. Entre triangulações, infiltrações e ultrapassagens nos corredores laterais.
Mas o que realmente mudou?
O técnico Jota alterou a formação. O time saiu do 4-2-3-1 para o 4-1-4-1.
A meu ver, esse é o sistema tático que melhor encaixou no conceito de jogo do ASA. Como o time tem um modelo reativo, essa configuração possibilita mais compactação e linhas mais justas, fazendo o time defender em blocos.
Já na parte das ações de ataque - princípio que teve evidente evolução -, através das variações, o time melhorou a movimentação na transição ofensiva, teve mais mobilidade, amplitude, dinâmica e consequentemente volume de jogo.
Portanto, com o elenco em situação normal (sem suspensões), para mim essa é a configuração ideal. A alteração trouxe ajustes pontuais na parte tática e evolução na parte técnica.
E como diz o ditado: "em time que está ganhando não se mexe". Especialmente se for o ASA e seu "novo" sistema tático.
Arquivos
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios
