Bastidores

Bastidores

Bastidores

Desistência de Cícero Amélio pode causar dificuldades para chapa do Avante

Fabiana Pessoa e Marcos Barbosa terão que fazer força extra para garantir eleição

02/09/2022 16h04 - Atualizado em 02/09/2022 16h04
Desistência de Cícero Amélio pode causar dificuldades para chapa do Avante

Na última quinta-feira (01), o ex-deputado estadual e ex-conselheiro do Tribunal de Contas do estado, Cícero Amélio, desistiu definitivamente de sua tentativa de retornar à Assembleia Legislativa. Evitou, com isso, um desgaste (e um custo financeiro) ainda maior, tendo que defender o indefensável na justiça eleitoral.

Amélio tem a chamada “ficha suja”, ou seja, é condenado por órgão colegiado e fica inelegível por oito anos a partir da sua condenação. Dessa forma, o ex-candidato não apresentou as certidões negativas para concorrer ao cargo - obviamente, porque elas não estavam disponíveis.

Agora, sem Amélio na chapa, os dirigentes do Avante refazem as contas para conseguir eleger ao menos dois deputados, como era o objetivo inicial. Para alguns analistas, mesmo “enferrujado” por estar há muito tempo longe da política, o ex-deputado contribuiria com cerca de 10 mil votos para a chapa.

Sem esta soma, os principais concorrentes à vaga terão que “correr trecho” para repor o déficit - leia-se Marcos Barbosa, que tenta mais um mandato, e Fabiana Pessoa, que tenta sua primeira passagem na ALE.

Ressalte-se: os dois precisam ir muito bem nas urnas (acima dos 30 mil votos cada) para que a sigla tenha chances de fazer os dois parlamentares, nem que seja pela sobra de votos. Fabiana luta junto com Severino na região do agreste, enquanto Barbosa corre atrás na capital.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos