Bastidores
Deputados podem derrubar veto de Paulo Dantas a PL da licença-prêmio a juízes alagoanos
Governador vetou iniciativa do judiciário alegando período eleitoral

O governador Paulo Dantas vetou, nesta quarta-feira (07), o projeto de lei 7792/2022, de autoria do poder judiciário, que concedia licenças-prêmio a cada dois anos a todos os magistrados alagoanos, podendo ser “substituídas” por pagamento em dinheiro, uma despesa que chegaria próxima dos 67 milhões de reais.
Dantas vetou totalmente o PL, com a justificativa de que não pode contrair despesas para o estado em período eleitoral, e que esta despesa não consta na Lei de Diretrizes Orçamentárias encaminhada à ALE. O governador estruturou tecnicamente sua rejeição a uma lei que estava sendo duramente criticada em nível nacional, e assim se livrou do “imbróglio”.
Entretanto, as informações de bastidores são as de que existe um acordo na Assembleia Legislativa para derrubar o veto de Paulo Dantas, e fazer valer a lei ainda este ano. Na casa de Tavares Bastos, o PL foi aprovado com facilidade, com votos de 25 dos 27 deputados estaduais - Davi Maia (União) e Jó Pereira (PSDB) foram os únicos votos contrários.
Para derrubar um veto governamental, são necessários ⅔ dos deputados, ou seja, 18 dos 27 parlamentares. Mesmo num difícil momento de campanha eleitoral acirrada, um pedido do judiciário pode ser convincente o suficiente para fazer com que os deputados dêem uma passadinha rápida na ALE, e efetivem o acordo.
Para evitar maiores problemas junto à opinião pública, a ALE pode, por força regimental, apreciar o veto apenas após as eleições de outubro.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias

Três armas de fogo e munição foram apreendidas pela PM após troca de tiros em Delmiro Gouveia

Bombeiros retiram cavalo que caiu em cisterna na Barra Nova, em Marechal Deodoro

Bombeiros combatem incêndio em barraco na região da Orla Lagunar, em Maceió

Cibele Moura pede que Governo disponibilize fones antirruídos em locais de atendimento ao público

População de Matriz do Camaragibe participa de Via Sacra ao Alto do Cruzeiro
