Bastidores
Deputados podem derrubar veto de Paulo Dantas a PL da licença-prêmio a juízes alagoanos
Governador vetou iniciativa do judiciário alegando período eleitoral

O governador Paulo Dantas vetou, nesta quarta-feira (07), o projeto de lei 7792/2022, de autoria do poder judiciário, que concedia licenças-prêmio a cada dois anos a todos os magistrados alagoanos, podendo ser “substituídas” por pagamento em dinheiro, uma despesa que chegaria próxima dos 67 milhões de reais.
Dantas vetou totalmente o PL, com a justificativa de que não pode contrair despesas para o estado em período eleitoral, e que esta despesa não consta na Lei de Diretrizes Orçamentárias encaminhada à ALE. O governador estruturou tecnicamente sua rejeição a uma lei que estava sendo duramente criticada em nível nacional, e assim se livrou do “imbróglio”.
Entretanto, as informações de bastidores são as de que existe um acordo na Assembleia Legislativa para derrubar o veto de Paulo Dantas, e fazer valer a lei ainda este ano. Na casa de Tavares Bastos, o PL foi aprovado com facilidade, com votos de 25 dos 27 deputados estaduais - Davi Maia (União) e Jó Pereira (PSDB) foram os únicos votos contrários.
Para derrubar um veto governamental, são necessários ⅔ dos deputados, ou seja, 18 dos 27 parlamentares. Mesmo num difícil momento de campanha eleitoral acirrada, um pedido do judiciário pode ser convincente o suficiente para fazer com que os deputados dêem uma passadinha rápida na ALE, e efetivem o acordo.
Para evitar maiores problemas junto à opinião pública, a ALE pode, por força regimental, apreciar o veto apenas após as eleições de outubro.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias

Oficina de Tortas promete experiência deliciosa com montagens ao vivo no Jomart Atacarejo

Secretários reconhecem qualidade de Alagoas à frente das unidades prisionais

Lula deseja que novo líder católico dê continuidade ao legado de Francisco

Governador Paulo Dantas saúda Papa Leão XIV com mensagem de esperança

Prefeito Carlos realiza vistoria no Conjunto Senador Benedito de Lira, em Rio Largo
