Bastidores
Arthur Lira vai à Nova Iorque para acompanhar Bolsonaro na ONU e evitar inelegibilidade
Presidente da câmara não pode assumir presidência
Fim do mistério. Após decidir, na semana passada, viajar ao exterior para não assumir a presidência da República (e tornar-se inelegível nestas eleições), o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP) revelou que vai representar o país junto com o presidente Jair Bolsonaro (PL) na Assembleia Geral da ONU, que começa nesta terça (20).
Lira já havia confirmado ao Blog Bastidores que “era obrigado” a deixar o país, para não ter obrigatoriamente que assumir a presidência interina da república - o presidente da Câmara é o segundo na linha de sucessão.
Bolsonaro viajou no último sábado (17) para o funeral da Rainha Elizabeth II, enquanto o vice-presidente Mourão viajou ao Peru no mesmo dia. De Londres, o presidente viaja até os EUA, onde faz o discurso de abertura da Assembleia na terça. Durante este período, o país fica sob a presidência de Rodrigo Pacheco, presidente do senado.
Envolvido profundamente tanto na sua eleição quanto na de Rodrigo Cunha ao governo, Lira esteve até a manhã de sábado visitando suas bases. O deputado visitou a zona rural de Teotônio Vilela para ato de campanha, antes de embarcar para Brasília, e de lá para Nova Iorque, ainda no sábado.
A lei eleitoral veda candidatura de qualquer parlamentar que assuma cargo público nos seis meses anteriores às eleições.
Sobre o blog
Blog focado em política.