Bastidores

Bastidores

Bastidores

Tensão com julgamento do STJ ofusca visita de Lula a Alagoas

Ansiedade pelo resultado da sessão na corte era visível entre autoridades presentes

14/10/2022 18h06 - Atualizado em 14/10/2022 18h06
Tensão com julgamento do STJ ofusca visita de Lula a Alagoas

O QG de campanha de Paulo Dantas (MDB) tinha uma estratégia clara quando a visita de Lula a Maceió coincidiu com a sessão que supostamente, lhe devolveria o mandato de governador de Alagoas. Com ato marcado para a frente do palácio do governo, a ideia era devolver Dantas “nos braços do povo” para o governo.

Não foi o que aconteceu. Por um largo placar de 10x2, Dantas continua afastado do executivo, ao menos até seu recurso ser julgado pelo STF. Diante do clima de tensão criado em torno da sessão do STJ, que contou até com choro da ministra Laurita Vaz, o ato com Lula em Alagoas não teve a “vibe” imaginada pelo QG do petista.

Em cima do trio, Dantas, o senador Renan Calheiros e o senador eleito Renan Filho tentavam disfarçar com sorrisos durante as falas das autoridades, mas a preocupação com os desdobramentos do julgamento era latente.

Como se quisesse castigar a audiência e ferida por ter sido julgada e criticada nas redes sociais, a ministra Laurita expôs em detalhes todo o conjunto probatório que na sua visão justificou o afastamento cautelar do governador. Um voto demorado que frustrou os que estavam presentes na praça dos Martírios.

O resultado prático da quinta-feira? Dantas sofreu sua maior derrota política desta curta trajetória como governador do estado. Resta tempo para uma virada épica de Rodrigo Cunha? Restam pouco mais de duas semanas para sabermos.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos