Bastidores
Lula quer dar um ministério a Renan Filho, mas restam acertar alguns detalhes
Presidente eleito chega a Brasília para fechar lista do primeiro escalão
Lula chegou nesta segunda-feira (07) a Brasília, e com ele chega uma leva de especulações sobre o seu ministério, que começa a ser montado e opera a partir de janeiro do ano que vem.
Nesse contexto, pelo menos um alagoano pode figurar entre os "ministeriáveis" do futuro presidente: o senador recém-eleito Renan Filho, do MDB.
Há uma conta que está na mesa de Lula, e que pode impactar na indicação de Renanzinho: a situação difícil que o futuro governo enfrentará no senado a partir de 2023. A maioria dos parlamentares eleitos para esta casa são bolsonaristas ou simpatizantes.
Portanto, antes de garantir uma pasta a Renan Filho, Lula quer ter a garantia de que seu suplente, Fernando Farias, não será um problema no senado. Farias é um industrial, fatia da sociedade onde Bolsonaro teve bastante força eleitoral.
Segundo bastidores de Brasília, Lula estaria reservando o ministério de Minas e Energia para o MDB. Resta saber se ele será ocupado por Renanzinho ou por Simone Tebet, outra emedebista que figura na lista de ministeriáveis.
Sobre o blog
Blog focado em política.