Bastidores
Dudu Ronalsa doa a si mesmo 20 vezes mais do que declarou a justiça eleitoral
Deputado foi listado em levantamento feito por jornal e foi questionado pelo MPE-AL

Um levantamento feito pela Folha de São Paulo e publicado neste domingo (13), mostrou uma inconsistência na prestação de contas do deputado Dudu Ronalsa (MDB), eleito para mais um mandato no último dia 02 de outubro. Segundo a Folha, Ronalsa doou para si mesmo um valor superior ao seu patrimônio declarado no ato de inscrição da candidatura ao TSE.
De acordo com o registro de sua candidatura no sistema DivulgaCand, do TSE, Ronalsa declarou três investimentos bancários que somavam apenas R$ 5.979,21. Mas em sua prestação de contas junto à justiça eleitoral, afirmou ter gasto R$ 120 mil em recursos próprios, valor equivalente a 20 vezes o patrimônio que declarou ao registrar a candidatura.
O TSE impôs limites ao autofinanciamento, a fim de reduzir o impacto da candidatura de milionários no pleito. O uso de recursos próprios é restrito a 10% do limite previsto para gastos de campanha. Também recai o teto, imposto a doadores, de 10% do rendimento declarado no ano anterior à eleição. Procuradores eleitorais costumam olhar com atenção o uso de recursos próprios porque essa modalidade de financiamento pode ser usada, em tese, para ocultar o real doador da campanha.
Dudu Ronalsa foi eleito para o seu segundo mandato como deputado estadual com 35.792 votos, na forte chapa do MDB que elegeu 14 parlamentares, e deixou outros tantos de fora. O deputado chegou a integrar a base de apoio do prefeito da capital JHC (PL), mas rompeu a aliança por conta do período eleitoral. Sua irmã, Gaby Ronalsa (PV) foi candidata a deputada federal, mas não foi eleita.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias

Em decisão unânime, STF condena Zambelli e hacker por invasão ao sistema do CNJ

Polícia prende homem por violência doméstica e 'stalking' em Maceió

Cantora Valesca Mayssa se apresenta hoje no município de São Luís do Quitunde

Trio tenta fugir, mas é detido com drogas, armas e munições no município de Rio Largo

Homem é preso por espancar companheira e agredir os filhos dela em Maceió
