Bastidores
Cargo de vice de JHC impacta eleição para próximo governador de AL; entenda
Prefeito de Maceió poderá candidatar-se ao governo em 2026
Pelos próximos meses e até 2024, o prefeito de Maceió JHC terá uma profunda reflexão política a fazer. Jota terá que fazer a delicada escolha do seu candidato a vice, na disputa pela reeleição. Mas porque, desta vez, o vice do atual prefeito reveste-se dessa importância?
Vamos aos fatos. JHC tinha um motivo claro e objetivo para apoiar Rodrigo Cunha ao governo neste ano - a condução de sua mãe, doutora Eudócia Caldas, ao cargo de senadora da República por quatro anos.
É importante lembrar que o prefeito resistiu bravamente às tentações para que ele mesmo fosse o candidato ao governo ainda em 2022. Se fosse, mesmo eleito, quebraria um compromisso assumido com Rodrigo em 2020, e de quebra perderia a possibilidade de ter a mãe no senado, já que com J no páreo, Cunha sairia de campo.
Pois bem, JHC fez a sua parte. Foi pras ruas, deu entrevista, pediu voto… mas a eleição de Rodrigo não veio. Acordo cumprido, em 2026 será diferente. Daqui a quatro anos, é JHC o nome para o governo do estado - obviamente, se o eleitorado de Maceió lhe der a vitória em 2024.
Dito isto, é por este cargo de vice que brilham os olhos de todos os aliados (atuais e futuros) do prefeito. Com JHC reeleito e candidato ao governo em 2026, o vice ganha dois anos de mandato como prefeito de uma capital brasileira - sem gastar nada. É um belíssimo prêmio para o felizardo.
Aberta a temporada de apostas.
Sobre o blog
Blog focado em política.