Bastidores
Ex partido de JHC, PSB permanece “sem dono” em Alagoas
Sigla pode voltar às mãos de Kátia Born, mas não agora
A direção nacional do PSB ainda procura um “dono” que queira cuidar com carinho do diretório da legenda em Alagoas. Logo após o fim do 1º turno das eleições, o prefeito da capital JHC saiu do partido e levou todos os seus aliados, deixando os socialistas “abandonados” em Alagoas.
O presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira, chegou a conversar com os antigos dirigentes socialistas no estado - o vice-prefeito Ronaldo Lessa e a ex-prefeita Kátia Born. Lessa não se animou muito com a ideia, visto que acaba de ser eleito vice-governador do estado pelo PDT e não pretende deixar a sigla.
Já Kátia mostrou-se mais disposta a aceitar o convite de Siqueira - mas não neste momento. A ex-prefeita está à espera de um convite para integrar o primeiro escalão do governo do estado, indicada por Lessa. Uma saída do PDT neste momento poderia atrapalhar esse movimento.
Comandar o PSB no estado não é de todo ruim. A sigla tem atualmente 23 deputados federais, e em 2023 sua bancada cairá para 14 parlamentares. Ainda assim, a legenda receberá fundo eleitoral e partidário, além de contar com boa estrutura em Alagoas, com sede própria e alguns prefeitos e vereadores pelo interior.
No entanto, “vacinado” por ter dado oportunidade a JHC - que inflou a legenda de integrantes bolsonaristas, os dirigentes nacionais socialistas pretendem entregar o partido somente a quem tiver identificação mínima com as pautas de esquerda.
Sobre o blog
Blog focado em política.