Bastidores
Parlamentares alagoanos devem aprovar por unanimidade intervenção no DF
Expectativa é que votação ocorra nesta terça (10)
A informação que vem de Brasília é que o Senado pode votar já nesta terça-feira (10) o decreto assinado pelo presidente Lula (PT), que institui intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal. Há uma comoção geral entre parlamentares de situação e oposição pela aprovação da medida.
Um decreto de intervenção em algum estado da federação (ou parte dele, como na segurança pública) deve ser aprovado conjuntamente por deputados e senadores. O governo federal vai controlar a segurança pública do DF até o dia 31 de janeiro, a princípio. O secretário executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, foi o indicado para assumir a intervenção.
O Blog Bastidores conversou com alguns parlamentares alagoanos, que afirmaram que o decreto será aprovado sem nenhuma dificuldade. Arthur Lira, presidente da Câmara, já está na capital federal e se reuniu com os líderes partidários, além de conversar com vários deputados. A expectativa é de que nenhum alagoano vote contrário ao decreto.
As fontes também afirmaram que a expectativa é de que a intervenção seja aprovada pela unanimidade dos parlamentares do estado. “Talvez falte o [deputado] Sérgio [Toledo], por conta do seu problema pessoal, mas creio que todos os demais são favoráveis”, disseram. A votação, que deve ocorrer de forma híbrida (presencial e remota), será realizada com os deputados da atual legislatura, que acaba em 31 de janeiro.
A questão, segundo uma das fontes, é que os atos vandalizaram o próprio parlamento, então votar contra a intervenção, mais do que uma sinalização de concordância com os atos, soará para os demais colegas como um voto contra o próprio parlamento.
A sessão conjunta deve ser presidida pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), que também preside o Congresso Nacional. Ele se encontra em deslocamento para o Brasil, e deve chegar ainda hoje a Brasília.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias
Correios admitem 'ciclo vicioso de prejuízos' com perda de clientes e de receitas
Dino proíbe criação de novas leis sobre pagamento de ‘penduricalhos’
Eleição antecipada na Câmara de Arapiraca pode ser anulada após investigação do MP
No Dia Nacional do Combate ao Alcoolismo, Seprev alerta para os riscos da dependência química
MPF arquiva pedido para investigação de conduta de Bolsonaro na pandemia
