Bastidores
Agora nas mãos de Paulo Dantas, PSB se fortalece para disputas futuras
Governador tem uma legenda forte nas mãos que pode acolhê-lo como um plano B
A secretária extraordinária da Primeira Infância do estado, Paula Dantas, assumiu na semana passada a presidência do PSB em Alagoas. A legenda estava abandonada, desde que o prefeito JHC a deixou, ao final do primeiro turno das eleições passadas, e se filiou ao PL de Bolsonaro.
Como se sabe, além de secretária de Estado, Paula é filha do governador Paulo Dantas, que é do MDB de Renan Calheiros. E no fundo, o dever de casa que todo político tem que aprender ao ganhar uma importância maior, é a de que todos eles precisam de um partido para chamar de “seu”.
O PSB está longe de ser um partideco de aluguel. Tem história de luta democrática com o velho Miguel Arraes, é o partido do atual vice-presidente Geraldo Alckmin, e conta com uma excelente estrutura em Alagoas, com sedes regional e municipal. Ainda goza de uma pequena militância e presença nos movimentos sociais.
Paulo Dantas foi hábil em “cortar” caminho e chegar na frente da turma do seu vice Ronaldo Lessa, que tinha prioridade em reerguer o partido do qual ele mesmo tinha saído em 2005 pela porta dos fundos. A transição foi tranquila e o próprio Lessa reconheceu isso em entrevista nesta segunda à Rede Antena 7.
Agora fortalecido nas mãos do governador, o PSB tem uma primeira tarefa clara: reaparecer nas eleições de 2024, agora como força de oposição ao prefeito JHC - e quem sabe, em 2026, como a legenda do titular do cargo… porque agora, ele tem um partido para chamar de seu.
Sobre o blog
Blog focado em política.