Bastidores
Renan Filho e mais três ministros serão exonerados nesta terça (31) para assumir mandatos no senado
Senadores eleitos em seus estados, ministros terão que deixar ministérios para tomar posse
Quatro senadores vitoriosos nas eleições de 2022 e que fazem parte do ministério do presidente Lula (PT), deverão ser exonerados dos cargos para que possam assumir seus mandatos no senado na próxima quarta-feira (1º/02). A expectativa é que a exoneração seja publicada no diário oficial da União desta terça, 31.
Dentre os ministros impactados com a medida, está o ex-governador de Alagoas Renan Filho (MDB), atual ministro dos Transportes. Além dele, Carlos Fávaro (PSD-MT - Agricultura), Camilo Santana (PT-CE - Educação), Flávio Dino (PSB-MA - Justiça) e Wellington Dias (PT-PI - Desenvolvimento Social) também devem ser exonerados.
O movimento é necessário por dois fatores: o primeiro, para que possam assumir seus mandatos, tirando licença logo depois para que seus suplentes assumam e eles possam voltar aos ministérios; e o segundo, garantir adesão à chapa apoiada por Lula ao senado, encabeçada pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD/MG).
No caso do alagoano Renan Filho, assume o seu mandato o primeiro suplente, o empresário Fernando Farias (MDB). Farias é tio do ex-secretário do Gabinete Civil de Renan, Fábio Farias, e um dos diretores do Grupo Carlos Lyra, um dos maiores conglomerados produtores de açúcar e álcool de Alagoas.
Sobre o blog
Blog focado em política.