Bastidores

Bastidores

Bastidores

Renan Filho e mais três ministros serão exonerados nesta terça (31) para assumir mandatos no senado

Senadores eleitos em seus estados, ministros terão que deixar ministérios para tomar posse

30/01/2023 17h05
Renan Filho e mais três ministros serão exonerados nesta terça (31) para assumir mandatos no senado

Quatro senadores vitoriosos nas eleições de 2022 e que fazem parte do ministério do presidente Lula (PT), deverão ser exonerados dos cargos para que possam assumir seus mandatos no senado na próxima quarta-feira (1º/02). A expectativa é que a exoneração seja publicada no diário oficial da União desta terça, 31.

Dentre os ministros impactados com a medida, está o ex-governador de Alagoas Renan Filho (MDB), atual ministro dos Transportes. Além dele, Carlos Fávaro (PSD-MT - Agricultura), Camilo Santana (PT-CE - Educação), Flávio Dino (PSB-MA - Justiça) e Wellington Dias (PT-PI - Desenvolvimento Social) também devem ser exonerados.

O movimento é necessário por dois fatores: o primeiro, para que possam assumir seus mandatos, tirando licença logo depois para que seus suplentes assumam e eles possam voltar aos ministérios; e o segundo, garantir adesão à chapa apoiada por Lula ao senado, encabeçada pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD/MG).

No caso do alagoano Renan Filho, assume o seu mandato o primeiro suplente, o empresário Fernando Farias (MDB). Farias é tio do ex-secretário do Gabinete Civil de Renan, Fábio Farias, e um dos diretores do Grupo Carlos Lyra, um dos maiores conglomerados produtores de açúcar e álcool de Alagoas.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos