Bastidores

Bastidores

Bastidores

Planilha do governo aponta voto de Rodrigo Cunha em Rogério Marinho para o senado

Senador alagoano não deu indicações sobre seu voto na eleição da casa que acontece nesta quarta (1º)

01/02/2023 15h03 - Atualizado em 01/02/2023 15h03
Planilha do governo aponta voto de Rodrigo Cunha em Rogério Marinho para o senado

Uma planilha obtida pelo portal Poder 360, atribuída a membros internos do Palácio do Planalto, indica que o senador Rodrigo Cunha (União-AL) votará em Rogério Marinho (PL-RN) na disputa para a presidência do Senado. A votação será iniciada ainda na tarde desta quarta-feira (1º).

Pelo documento, que segundo o site orienta o presidente Lula (PT) sobre a votação no senado, Rodrigo Pacheco (PSD), seu candidato à presidência da casa, tem 42 votos; já Rogério Marinho, candidato que tem obtido forte apoio de nomes vinculados ao bolsonarismo, tem 39 - uma diferença apertada de apenas três votos a favor de Pacheco.

Cunha é o único senador alagoano a votar em Marinho, segundo a planilha. Renan Calheiros (MDB) e Renan Filho (MDB), que licenciou-se do ministério para assumir o mandato, votarão em Rodrigo Pacheco. O senador Eduardo Girão (Podemos-CE), que lançou-se como candidato há algumas semanas, também consta nesta planilha como voto em Marinho.

A disputa no senado promete ser acirrada até o final, sendo chamada por muitos analistas da política como o “terceiro turno” das eleições - já que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o atual presidente Lula (PT) foram a campo e estão pedindo votos para seus candidatos.

O senado foi a casa onde os bolsonaristas obtiveram seu melhor desempenho nas eleições de outubro do ano passado. Figuras importantes do governo anterior, como Damares Alves (Rep-DF) e Marcos Pontes (Rep-SP), e apoiadores históricos de Bolsonaro como Magno Malta (PL-ES) irão compor a casa nos próximos quatro anos.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos