'Boi-Bumbá', obra do mestre João das Alagoas é incendiada na orla de Maceió
O monumento é uma réplica em grande escala baseada na arte do ceramista alagoano e faz parte de um conjunto de peças que homenageiam nomes importantes da cultura popular do estado
Uma das esculturas que integram o Circuito Alagoas Feita à Mão, instalada na praia da Avenida da Paz, em Maceió, foi alvo de vandalismo e acabou parcialmente destruída por fogo. A obra, inspirada no tradicional “Boi Bumbá”, do mestre artesão João das Alagoas, teve parte da estrutura queimada, conforme mostram imagens que circulam nas redes sociais.
O monumento é uma réplica em grande escala baseada na arte do ceramista alagoano e faz parte de um conjunto de peças que homenageiam nomes importantes da cultura popular do estado. O circuito também conta com outras esculturas, como “O Beijo”, da mestra Irinéia, localizada na Lagoa da Anta, e o “Leão”, do mestre André da Marinheira, instalado na Avenida Assis Chateaubriand.
Produzidas com cerca de seis metros de altura, as obras são confeccionadas com materiais como isopor naval e fibra de vidro, preparados para resistir às condições climáticas, incluindo sol intenso, chuva e maresia. Além do valor artístico, as esculturas têm como objetivo promover e preservar o legado dos mestres artesãos alagoanos.
João Carlos da Silva Freitas, conhecido como mestre João das Alagoas, é natural do município de Capela e reconhecido como Patrimônio Vivo de Alagoas desde 2011.
Referência nacional na arte figurativa em barro, ele é conhecido por retratar elementos da cultura popular, especialmente o boi-bumbá, considerado uma de suas principais marcas.
A destruição parcial da escultura gerou repercussão e manifestações de indignação nas redes sociais. Em uma das publicações, um professor e museólogo lamentou o ocorrido e afirmou que o ato representa “um monumento à arte popular alagoana” que foi atingido, destacando ainda a importância do artista, descrito como alguém que projeta o nome de Alagoas nacional e internacionalmente.
Até o momento, não há informações sobre suspeitos ou sobre medidas adotadas em relação ao caso.
Últimas notícias
No Dia Nacional do Combate ao Alcoolismo, Seprev alerta para os riscos da dependência química
MPF arquiva pedido para investigação de conduta de Bolsonaro na pandemia
Na Índia, Lula defende governança global da IA liderada pela ONU
Mulher morre em grave colisão registrada no Sertão de Alagoas
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 72 milhões
'Boi-Bumbá', obra do mestre João das Alagoas é incendiada na orla de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
