Geral

'Boi-Bumbá', obra do mestre João das Alagoas é incendiada na orla de Maceió

O monumento é uma réplica em grande escala baseada na arte do ceramista alagoano e faz parte de um conjunto de peças que homenageiam nomes importantes da cultura popular do estado

Por 7Segundos 19/02/2026 09h09 - Atualizado em 19/02/2026 09h09
'Boi-Bumbá', obra do mestre João das Alagoas é incendiada na orla de Maceió
A destruição parcial da escultura gerou repercussão e manifestações de indignação - Foto: Reprodução / Redes Sociais

Uma das esculturas que integram o Circuito Alagoas Feita à Mão, instalada na praia da Avenida da Paz, em Maceió, foi alvo de vandalismo e acabou parcialmente destruída por fogo. A obra, inspirada no tradicional “Boi Bumbá”, do mestre artesão João das Alagoas, teve parte da estrutura queimada, conforme mostram imagens que circulam nas redes sociais.

O monumento é uma réplica em grande escala baseada na arte do ceramista alagoano e faz parte de um conjunto de peças que homenageiam nomes importantes da cultura popular do estado. O circuito também conta com outras esculturas, como “O Beijo”, da mestra Irinéia, localizada na Lagoa da Anta, e o “Leão”, do mestre André da Marinheira, instalado na Avenida Assis Chateaubriand.

Produzidas com cerca de seis metros de altura, as obras são confeccionadas com materiais como isopor naval e fibra de vidro, preparados para resistir às condições climáticas, incluindo sol intenso, chuva e maresia. Além do valor artístico, as esculturas têm como objetivo promover e preservar o legado dos mestres artesãos alagoanos.

João Carlos da Silva Freitas, conhecido como mestre João das Alagoas, é natural do município de Capela e reconhecido como Patrimônio Vivo de Alagoas desde 2011.

Referência nacional na arte figurativa em barro, ele é conhecido por retratar elementos da cultura popular, especialmente o boi-bumbá, considerado uma de suas principais marcas.

A destruição parcial da escultura gerou repercussão e manifestações de indignação nas redes sociais. Em uma das publicações, um professor e museólogo lamentou o ocorrido e afirmou que o ato representa “um monumento à arte popular alagoana” que foi atingido, destacando ainda a importância do artista, descrito como alguém que projeta o nome de Alagoas nacional e internacionalmente.

Até o momento, não há informações sobre suspeitos ou sobre medidas adotadas em relação ao caso.