Bastidores
Arthur Lira fecha composição partidária das comissões e arma “arapuca” para governo Lula
PT terá a presidência da mais importante comissão da casa, mas governo será minoria

O presidente da Câmara dos Deputados, alagoano Arthur Lira (PP), segue articulando a manutenção do seu campo de poder na casa. Em ato divulgado nesta sexta-feira (10), Lira divulgou os espaços de cada partido nas comissões temáticas do parlamento, com destaque para a mais importante delas, a Comissão de Constituição e Justiça.
Em que pese Lira ter garantido ao PT o comando da comissão, o presidente da casa montou um xadrez político que não garante ao governo a maioria dos votos na comissão.
Isso porque, valendo-se da adesão de praticamente todos os partidos da câmara na sua eleição, o alagoano formou um único “blocão” com a presença de 14 legendas. A liderança desse super bloco cabe a Arthur Lira.
Do total de 66 cadeiras da comissão, os partidos da base do governo, a princípio, têm 26, enquanto os partidos declaradamente de oposição têm 19. A federação PSOL/Rede tem mais duas, o que pode elevar o número do governo para 28.
No entanto, para obter maioria nas votações, o governo terá que recorrer a partidos do chamado “centrão” - o PP, com 6 vagas, o Republicanos, com 5, e o União Brasil, que anda indeciso quanto à sua participação no governo, com mais 8. Ao todo, o centrão soma 19 cadeiras.
Vale lembrar que o PP e o União Brasil negociam em estado avançado uma federação partidária, o que torna os votos do União ainda mais atrelados aos progressistas.
Dessa forma, caso Lula não negocie com esse bloco de partidos e ele vote com a oposição, o governo corre o risco de perder votações importantes na Câmara - a CCJ é a comissão por onde passam obrigatoriamente todos os projetos de lei e PECs.
Na prática, Lira tornou o centrão o fiel da balança em votações na CCJ. Se compor com a oposição, chega a 38 votos contra 28 do governo. Se pender para o lado governista, dá uma confortável margem de 47 a 19 pró-Lula.
Lira é um exímio jogador do xadrez político de Brasília. Cumpriu o acordo de entregar a presidência da comissão ao partido de Lula - mas isso não significa entregar ao governo o controle dela.
Aí, o “preço” é outro.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias

Carro colide em motociclista que é arremessado e morre na BR-101, em Teotônio Vilela

Em Alagoas, Virginia Fonseca canta 'música do tigrinho' após depor na CPI das Bets

Fortes chuvas provocam naufrágio de três embarcações na Ponta Verde

Motorista colide violentamente contra poste no Conjunto José Tenório

Dois homens são baleados e morrem na praia da Barra Nova neste domingo
