Bastidores
Disputa pela câmara chega ao STF: Sérgio do Sindicato protocola defesa na corte superior nesta segunda-feira (20)
Thiago ML entrou com ação na capital federal pedindo reconhecimento de atos como presidente da casa

A disputa pelo poder na Câmara de Vereadores de Arapiraca dá sinais de que não vai acabar, ao menos num curto espaço de tempo. Isso porque o vereador Thiago ML (Pros) recorreu à mais alta corte do país, o Supremo Tribunal Federal (STF), para que seja esclarecida a pendenga judicial.
Thiago não aceita a decisão da 4ª Vara Cível de Arapiraca, que por mais de uma vez reafirmou o entendimento de que a única eleição válida para a mesa diretora da Casa de Herbene Melo é a realizada em Agosto de 2021, e que elegeu Sérgio do Sindicato (União) como presidente para o biênio 2023-2024.
No sorteio eletrônico realizado pelo sistema da corte, a ação caiu na mão da ministra Rosa Weber, presidente do STF.
De acordo com informações de bastidores, a parte discordante (no caso, a mesa diretora eleita em agosto de 2021, presidida pelo vereador Sérgio do Sindicato) já foi intimada e envia na tarde desta segunda-feira (20) sua defesa. A partir daí, aguarda-se a decisão da magistrada.
A ministra, nesse caso, pode seguir três caminhos distintos: o primeiro, totalmente favorável a Thiago ML, seria o de reconhecer os atos praticados pelo vereador como presidente da casa, o que inclui o edital para a convocação das eleições à qual ele mesmo venceu;
O segundo caminho seria o de interpor, de forma monocrática, uma decisão liminar, ou seja, de forma temporária, enquanto analisa o mérito do caso de forma mais aprofundada.
E o terceiro é que Rosa Weber abra mão de uma decisão sobre a disputa, e coloque o caso para deliberação do pleno do STF, que é formado por outros dez ministros. Nesta hipótese, a decisão seria bem mais demorada.
Este último caminho é o mais improvável, já que ambas as partes - Thiago ML e Sérgio do Sindicato, pedem urgência na definição sobre quem é de fato o presidente da casa, considerando que os dois grupos arvoram-se em decisões judiciais para assumirem-se à frente.
A justiça pode tardar, mas esperamos que não falhe desta vez.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias

Alfredo Gaspar comenta sanção dos EUA a Alexandre de Moraes e alerta para risco do tarifaço para o povo brasileiro

PM apreende drogas, crack e colete balístico durante operação no Bom Parto

Prefeitura disponibiliza edital de licitação de obras do Mercado da Produção

Alagoas terá 16 novos peritos médicos nas Agências da Previdência Social

Morre adolescente de 14 anos baleado enquanto fazia entregas no Tabuleiro
