Bastidores
Promotoria de Arapiraca muda entendimento, e agora pede novas eleições para a Câmara de Vereadores do município
Parecer foi emitido na noite desta segunda-feira (20)

O promotor Rogério Paranhos Gonçalves, titular da 4ª Promotoria de Justiça de Arapiraca, mudou seu entendimento em relação à mesa diretora da Câmara de Vereadores de Arapiraca, e em parecer emitido nesta segunda-feira (20), recomenda nova eleição para a Casa de Herbene Melo.
No relatório de cinco páginas, o titular do Ministério Público Estadual afirma que concorda com a tese de que o edital 001/2021, que convoca a eleição que elegeu Sérgio como presidente, foi legalmente anulado por ato do presidente da casa à época, o vereador Thiago ML (Pros); E que o próprio Sérgio reconhece a nulidade do processo, num ato registrado em 15/01/2022.
O promotor diz ainda que "o Edital no. 02/2023, assinado pelo Vereador Thiago ML, em 31.01.2023, como presidente da Câmara, também é nulo, pois tal "Vereador não estava mais no curso do seu mandato de presidente da Câmara no dia em que assinou o Edital ora indicado", em trecho do parecer.
Sem mesa diretora titular, segundo o MP, para se evitar a "anencefalia" do poder legislativo arapiraquense, o promotor concorda que é necessária uma nova eleição para os cargos, conforme versa o artigo 283 do regimento interno da casa.
"Em sendo assim, cabe aos 19 (dezenove) Vereadores de Arapiraca, conscientes da responsabilidade de seus mandatos e de que não são representantes de si mesmos, mas dos cidadãos arapiraquenses que os elegeram, reunirem-se, com a máxima urgência, para votarem e decidirem sobre a nova Mesa Diretora para o biênio 2023/2024, observando o Regimento Interno da Câmara/Autora", diz o parecer.
No ínterim entre a destituição das duas mesas diretoras que brigam pela direção da casa e a eleição de uma nova gestão, o promotor reproduz o que determinou uma decisão do desembargador Fernando Tourinho, emitida em 03/02/2023, que conforme consta no regimento, “Vereador mais votado dentre os presentes permanecerá na presidência e convocará sessões diárias, até que seja eleita a Mesa".
O parecer do titular do MP difere na conclusão de um outro relatório, emitido no dia 10 de março pelo mesmo Rogério Paranhos, advertindo para a necessidade de obediência, por Thiago ML, da decisão emanada pelo Dr Carlos Bruno de Oliveira, titular da 4ª Vara Cível de Arapiraca.
O documento oficial do Ministério Público Estadual deve ser encaminhado à Procuradoria Geral da República, que deve ser convocada a se manifestar no pedido enviado ao STF, que tem como relatora a ministra Rosa Weber. Os vereadores Thiago ML e Sérgio do Sindicato já enviaram suas defesas para o caso, que aguarda uma decisão da magistrada.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias

3º Festival Estadual da Inclusão é suspenso em cinco municípios devido às chuvas

Operações integradas da SSP resultam em 1.109 prisões de faccionados em três anos

Moradores da Região Norte sofrem com falta de energia elétrica

Neymar se despede da filha antes de viagem para Maceió com delegação do Santos

Moradores de Campestre sofrem com falta d’água
