Bastidores
Arthur Lira mantém bolsonaristas em cargos do governo Lula em AL
Mesmo oficialmente fora da base de apoio do presidente, deputado conquista espaços importantes

Embora mantenha uma distância protocolar do presidente da República, dando a entender que não fará parte da base de Lula, nos bastidores o alagoano Arthur Lira (PP) ganha cada vez mais poder e influência junto ao governo.
Embora esteja fora do primeiro escalão, Lira vai fechando acordos que lhe garantem a maior faria dos cargos federais em Alagoas - e para esses postos, o deputado pretende manter os mesmos nomes que já ocupavam o lugar no governo de Jair Bolsonaro (PL) no qual ele era o gerente.
Ainda que cancelando sua presença na comitiva de Lula que vai à China tratar de questões comerciais, Arthur já amarrou a manutenção dos seus domínios em Alagoas, o que deve ser oficializado quando o presidente voltar de sua incursão ao oriente.
Mesmo com muita gente de olho - especialmente o PT de Paulão, Arthur deve manter sob seu guarda-chuva os controles da Codevasf, Dnocs, Porto e Incra. Aos demais aliados lulistas restam outras miudezas.
Diogo Holanda deve ser mantido na administração do Porto de Maceió, mesmo com o PT querendo o cargo, onde pretendia instalar seu presidente estadual Ricardo Barbosa. O mesmo deve acontecer com o Incra, onde César Lira deve permanecer como superintendente, para bronca dos movimentos sociais que sonhavam em ocupar o órgão.
No Dnocs, uma espécie de 'mini-Codevasf' que atende ao semiárido alagoano com obras e recursos de emendas, deve permanecer Arlindo Garrote, filho da ex-deputada Ângela Garrote - a qual Arthur também busca encaixar na ALE.
em falar na Codevasf, a mais poderosa autarquia do governo federal - uma espécie de 'prefeitura estadual' que leva obras a todas as cidades do estado, que deve continuar gerenciada pelo ex-prefeito e ex-deputado Joãozinho Pereira.
Ao PT, deve restar a superintendência do INSS em Alagoas, embora o ministério ao qual o órgão esteja ligado seja comandado pelo PDT de Ronaldo Lessa. O vice-governador, em fase de 'paz e amor' com os aliados, não deve ser empecilho.
Aliás, para Ronaldo, de cargo federal em Alagoas, restou a Delegacia Regional do Trabalho, que ainda existe no centro de Maceió - e deve ser ocupada pelo médico Jurandir Boia.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias

Moradores da Região Norte sofrem com falta de energia elétrica

Neymar se despede da filha antes de viagem para Maceió com delegação do Santos

Moradores de Campestre sofrem com falta d’água

Leonardo Dias se reúne com vice-prefeito de SP para discutir soluções para Cracolândia

Falta de energia leva moradores a novo protesto na Av. Assis Chateaubriand
