Bastidores

Bastidores

Bastidores

Arcabouço Fiscal: Bancada bolsonarista alagoana vota a favor do projeto de Lula

Todos os deputados alagoanos aprovaram a nova regra fiscal, que segue para o senado

24/05/2023 12h12 - Atualizado em 24/05/2023 12h12
Arcabouço Fiscal: Bancada bolsonarista alagoana vota a favor do projeto de Lula

A bancada alagoana na câmara dos deputados votou de forma unânime pela aprovação do novo arcabouço fiscal, proposta do governo Lula para organizar os gastos públicos e zerar o déficit nas contas. Mesmo a bancada bolsonarista em Alagoas votou a favor do texto, que obteve 372 votos.

Todos os deputados do estado estiveram presentes na sessão que entrou pela noite desta terça-feira (23), e os nove representantes votaram sim ao texto apresentado pelo relator, Cláudio Cajado: Paulão (PT), Daniel Barbosa (PP), Isnaldo Bulhões (MDB), Rafael Brito (MDB) e Luciano Amaral (PV), considerados da base governista.

A surpresa ficou por conta dos considerados parlamentares bolsonaristas alagoanos, que também aprovaram a proposta desenhada pelo ministro da fazenda de Lula, Fernando Haddad: Alfredo Gaspar (União), Marx Beltrão (PP) e Delegado Fábio Costa (PP) votaram favoravelmente. Arthur Lira (PP), presidente da casa, também votou sim.

O voto de Lira, que pelo regimento interno da câmara não é obrigado a votar por ser o presidente da casa, é considerado um indicativo de que a bancada oposicionista votou com o governo não por apreço ao projeto, mas por orientação do líder alagoano.

A aprovação do arcabouço é uma vitória para Lula, mas mostra mais uma vez que o governo não tem uma base firme e sustentada na Câmara para aprovar projetos do seu interesse. A maioria alcançada nesta terça teve participação e envolvimento direto de Arthur Lira e do centrão. Lula não conseguiu sequer fidelizar sua base, já que a federação PSOL/Rede votou contra a proposta.

Aprovada na Câmara, o texto segue agora para o senado, onde deve ser apreciado nas próximas semanas.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos