Bastidores
Em Rio Largo, na frente de Gilberto Gonçalves, Renan Calheiros sobe o tom contra Arthur Lira; “Usou muitas prefeituras para lavar dinheiro”
Senador esteve presente em mais uma entrega de obra do governo do estado
Quem deixou o churrasco de lado e acompanhou o noticiário político neste domingo (28), assistiu a mais um episódio da guerra política entre os dois caciques alagoanos, cada um na sua tribo - Renan Calheiros (MDB) e Arthur Lira (PP).
Calheiros, junto com o governador Paulo Dantas, foram até um reduto de Arthur Lira, Rio Largo. Por lá, inauguraram uma creche Cria, a 34ª entregue por Dantas em pouco mais de um ano de mandatos. Governador e Renan levaram dois pré-candidatos à prefeitura da cidade, o empresário Rafael Tenório e o ex-prefeito Toninho Lins.
Por lá também estava Gilberto Gonçalves (PP), aliado fiel e escudeiro de Arthur Lira. A presença de GG parece ter atiçado o senador Renan, que num raro momento de fúria, saiu do seu normal e atacou fortemente o presidente da câmara. Acusou Lira de desviar recursos do antigo ‘orçamento secreto’, via prefeituras, inclusive a de Rio Largo - na frente de GG.
“A divergência é saudável na democracia. Eu não estou obrigado é a gostar da administração de Gilberto Gonçalves. Eu não vou concordar com o que o Arthur Lira faz ao estado de Alagoas. Recentemente o Arthur Lira privatizou a prefeitura de Maceió, nomeou seis ou sete secretários, da saúde, da educação, mais de 60%”, disse em seu discurso.
“Ele [Arthur] vai fazer em Maceió o que fez com o Hospital Veredas, botando a ex-prefeita de Campo Alegre para ser diretora financeira para drenar os recursos públicos do hospital. Eu não sei sinceramente o que está acontecendo em Rio Largo, eu só sei que enquanto o Arthur Lira tinha o orçamento secreto, ele se beneficiou diretamente e usou muitas prefeituras para lavar dinheiro, e isso precisa ser investigado”, disparou.
O blog ainda não sabe a reação de GG - saberemos e publicaremos nas próximas horas. Mas a força das palavras de Renan certamente indicam uma nova estratégia política do decano, mais agressiva nos municípios onde o MDB chega como franco-atirador, como Rio Largo.
Vale a pena, ainda, observar a reação de Arthur nos próximos dias. É a primeira vez que ele, objetivamente, sofre esse tipo de acusação de forma clara e sem ‘arrudeio’. A resposta pode vir na mesma moeda (a conferir o twitter nesta segunda-feira) ou mais ardilosamente, via atos em Brasília.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias
Prefeitura de Porto Calvo promove Jornada Pedagógica 2026
IML aponta afogamento como causa da morte de jovem em barragem em Campo Alegre
Advogada afirma ter recebido informação sobre possível esconderijo de Vitinho e promete acionar a Polícia Federal
Ana Maria assume que tentou 'meter atestado' para não entrevistar Matheus: 'Não me deram'
Davi Brito, campeão do BBB24, curte férias em Alagoas: 'o Caribe brasileiro é aqui'
