Bastidores

Bastidores

Bastidores

Deputados avaliam positivamente nome de Isnaldo Bulhões como liderança do centrão e potencial presidente da Câmara

Deputado alagoano circula bem em Brasília e tem recebido elogios dos colegas

28/06/2023 17h05
Deputados avaliam positivamente nome de Isnaldo Bulhões como liderança do centrão e potencial presidente da Câmara

Pequena no tamanho mas enorme na importância política, Alagoas pode emplacar mais um de seus filhos na presidência da Câmara dos Deputados na vaga de Arthur Lira, que não pode mais concorrer à função. Seu mandato se encerra em 1º de fevereiro de 2025.

Bem articulado e se movimentando bem nos bastidores, Isnaldo Bulhões Jr (MDB) vai se estabelecendo como o nome a suceder Lira como o maior interlocutor do maior grupo político do congresso brasileiro - o que conhecemos como Centrão.

O protagonismo de Isnaldinho, como é chamado desde os tempos de Santana do Ipanema, ficou comprovado ao ser ele uma das lideranças responsáveis pelo segundo maior bloco parlamentar da câmara, pegando de surpresa até mesmo Arthur Lira.

MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC formam um grupo com 142 deputados, que desafiou a liderança de Lira entre os integrantes do centrão - tempos depois, o presidente da Câmara reorganizou seus contatos e restabeleceu a maior bancada, com outro bloco contendo 172 deputados.

Também foi elogiada por colegas do centrão a postura de Isnaldinho durante as negociações pela MP 1154, que reorganizou a estrutura do executivo - a retirada de atribuições do meio-ambiente foi entendida como uma tentativa de equalizar o poder do governo entre as várias correntes.

E Arthur Lira? O deputado alagoano mantém bom diálogo com Isnaldo, e não é impossível que ‘abençoe’ o nome do sertanejo para a sua cadeira em 2025, embora ele seja do MDB - partido do arqui-inimigo Renan Calheiros.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos