Bastidores
Após encontro secreto com Lula, Arthur Lira leva Caixa e mais um ministério para o PP
Encontro fora da agenda ocorreu nesta quarta (16)
Em encontro secreto que durou mais de uma hora na noite desta quarta-feira (16), o presidente Lula (PT) e o deputado federal Arthur Lira (PP) definiram os últimos detalhes da entrada do bloco comandado por Lira para o governo. Dois ministérios, a Caixa Econômica Federal e cargos de segundo e terceiro escalões estão assegurados para Republicanos e Progressistas.
O deputado Silvio Costa Filho (Rep-PE), que a princípio receberia o ministério do Esporte, será acomodado no ministério dos Portos e Aeroportos, atualmente comandado por Márcio França (PSB). Como os socialistas já contam com outros dois ministérios, França será encaixado em outro cargo. Diante da forte campanha promovida por ex-atletas, Ana Moser permanece no esporte.
Já o PP de Lira recebe o super ministério do Desenvolvimento Social, atualmente comandado por Wellington Dias (PT). Dessa forma, Lula corta “da própria carne” para acomodar o centrão. No entanto, a tendência é que Dias assuma o Bolsa Família, que seria desmembrado do ministério. André Fufuca (PP-MA) será o ministro.
Arthur recebe ainda a presidência e todas as vice-presidências da Caixa Econômica Federal. A única exigência de Lula é que o banco continue sendo comandado por uma mulher.
Dessa forma, a base do governo agora conta, além do PT, com o PV, o PCdoB, a Rede, o PSOL, o PSB, o PDT, o Solidariedade, o Avante, o MDB, o PSD, o União Brasil, o PP e o Republicanos. Esses partidos somam ao todo 374 parlamentares na câmara.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
