Bastidores
Defesa de Padre Eraldo entra com recurso para reverter inelegibilidade no TRE
Caso seja aceito, o ex-prefeito poderá voltar a ser o candidato petista na disputa em Delmiro Gouveia
Após ser declarado inelegível para as eleições deste ano em Delmiro Gouveia em decisão proferida pelo TRE, os advogados do ex-prefeito Padre Eraldo Joaquim Cordeiro (PT) entraram no último dia 17 de junho com um recurso extraordinário na corte eleitoral, pedindo a suspensão da pena.
Eraldo foi condenado a partir de um recurso colocado pelo MDB de Delmiro Gouveia, afirmando que o caso de compra de votos envolvendo a outra parte do processo, o vereador cassado Geraldo Xavier, também envolveu o então prefeito na época, o Padre Eraldo.
Em sua defesa, os advogados alegam que houveram inconsistências no documento do desembargador eleitoral que relatou o caso, já que o padre não é citado como o beneficiário da compra de votos relatada pelos indiciados, apenas o vereador Geraldo Xavier.
Segundo a condenação do TRE, o padre foi considerado beneficiário do esquema pelo fato de um dos ‘compradores’ de votos condenados pela justiça ser servidor público do município, indicado ao cargo pelo então prefeito.
Caso seja acolhido pela corte eleitoral, o recurso pode devolver ao Padre a condição de disputar novamente o executivo delmirense, conforme defendido pelo presidente do PT municipal em entrevista. Para Pedro Paulo, Padre Eraldo é o “plano A, plano B, plano C e plano D” do partido neste ano.
Sobre o blog
Blog focado em política.