Bastidores
Caso se torne ministro, Arthur Lira cumpre compromisso e põe Gilvan Barros na Câmara dos Deputados
Presidente da Câmara assumiu publicamente promessa de colocar Gilvan na câmara ainda nesta legislatura
A notícia de bastidores que se espalhou esta semana, de que o presidente Lula (PT) negocia um ministério para o deputado Arthur Lira (PP), fez sorrir ao menos um personagem político alagoano que anda meio esquecido.
Gilvan Barros, ex-deputado estadual e candidato a federal em 2022 pelo PP, bateu na trave - ficou na quinta posição, com o PP elegendo quatro deputados. Dessa forma, ele é o nome a assumir o mandato em caso de afastamento de qualquer um dos titulares.
Alçado para um ministério em 2025, quando deixar a presidência da Câmara dos Deputados, o próprio Lira deixaria a Câmara e abriria a vaga para que Barros assumisse o mandato, ao menos temporariamente.
Dessa forma, Arthur cumpre mais um de seus compromissos assumidos durante a campanha de 2022: o de colocar, pelo menos por um tempo, o primeiro suplente da chapa para ‘sentir o gostinho’ de ser deputado federal.
Há cerca de um ano, o próprio Lira reafirmou este compromisso publicamente, durante evento realizado no reduto de Barros, Girau do Ponciano. “Tenho certeza que o nosso Gilvan [Barros, o pai] vai estar na câmara federal, numa movimentação que estamos trabalhando, ainda nesse mandato, para ser mais um alagoano presente na Câmara Federal”, disse.
O presidente da Câmara pode se tornar ministro em alguma pasta no governo Lula, em retribuição pelos préstimos enquanto foi gestor da Câmara durante o seu governo, desde 2023.
Sobre o blog
Blog focado em política.