Bastidores
Ação proposta na justiça pelo PMB pode tirar da Câmara de Arapiraca ex-secretária de Luciano Barbosa
Partido quer anulação de votação de candidaturas do PSDB e do PSOL, o que muda o quociente eleitoral do município
O diretório municipal do Partido da Mulher Brasileira (PMB) em Arapiraca deu entrada em uma ação de investigação, em que denuncia a prática de fraude à cota de gênero por duas chapas que tiveram candidaturas a vereador nas eleições deste ano.
Segundo a denúncia, protocolada na 22ª Zona Eleitoral de Arapiraca, duas candidatas a vereadora registraram candidaturas fictícias, sem nenhuma movimentação eleitoral, apenas para cumprir a cota obrigatória de mulheres na chapa de seus partidos.
Débora Santos foi candidata a vereadora pela federação PSDB/Cidadania, e obteve apenas 3 votos; Já Laura Gabryelle registrou candidatura pela federação PSOL/Rede, e também obteve apenas 3 votos.
Caso o juiz responsável pelo caso, Dr André Gêda, acate o pedido do PMB, todos os votos das chapas da federação PSDB/Cidadania e PSOL/Rede podem ser anulados, o que muda o quociente eleitoral e toda a contagem de votos que levou às vagas remanescentes pela sobra eleitoral.
Pela contagem do PMB, com a anulação dos votos das duas chapas, um candidato do MDB perde a vaga. De forma objetiva, a ação resultaria na perda do mandato da vereadora eleita Jackelinne Barbosa (MDB), ex-secretária de saúde do município, e a colocação do candidato Rodrigo José da Silva.
Jackellinne foi a última eleita dos nove eleitos da chapa do MDB, com 2.020 votos. Já Rodrigo José foi o mais votado da chapa do PMB - que por enquanto não elegeu nenhum vereador - com 1.510 votos.
A diplomação dos eleitos, que ocorre nesta quarta-feira (18), não muda o andamento da ação, que pode ter uma decisão após a diplomação e mudar a composição da câmara de Arapiraca.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias
Policial que matou colegas em Delmiro passará por perícia para apurar possível surto
Fachin tira Moraes da relatoria do inquérito das Fake News
Moradores do Jacintinho fecham via em protesto após morte de Amanda Rhuanny
Influenciador para e ajuda trabalhador durante incêndio em caminhão em Maceió
Defesa Civil reconhece situação de emergência em Dois Riachos por estiagem
