Bastidores
Ação proposta na justiça pelo PMB pode tirar da Câmara de Arapiraca ex-secretária de Luciano Barbosa
Partido quer anulação de votação de candidaturas do PSDB e do PSOL, o que muda o quociente eleitoral do município
O diretório municipal do Partido da Mulher Brasileira (PMB) em Arapiraca deu entrada em uma ação de investigação, em que denuncia a prática de fraude à cota de gênero por duas chapas que tiveram candidaturas a vereador nas eleições deste ano.
Segundo a denúncia, protocolada na 22ª Zona Eleitoral de Arapiraca, duas candidatas a vereadora registraram candidaturas fictícias, sem nenhuma movimentação eleitoral, apenas para cumprir a cota obrigatória de mulheres na chapa de seus partidos.
Débora Santos foi candidata a vereadora pela federação PSDB/Cidadania, e obteve apenas 3 votos; Já Laura Gabryelle registrou candidatura pela federação PSOL/Rede, e também obteve apenas 3 votos.
Caso o juiz responsável pelo caso, Dr André Gêda, acate o pedido do PMB, todos os votos das chapas da federação PSDB/Cidadania e PSOL/Rede podem ser anulados, o que muda o quociente eleitoral e toda a contagem de votos que levou às vagas remanescentes pela sobra eleitoral.
Pela contagem do PMB, com a anulação dos votos das duas chapas, um candidato do MDB perde a vaga. De forma objetiva, a ação resultaria na perda do mandato da vereadora eleita Jackelinne Barbosa (MDB), ex-secretária de saúde do município, e a colocação do candidato Rodrigo José da Silva.
Jackellinne foi a última eleita dos nove eleitos da chapa do MDB, com 2.020 votos. Já Rodrigo José foi o mais votado da chapa do PMB - que por enquanto não elegeu nenhum vereador - com 1.510 votos.
A diplomação dos eleitos, que ocorre nesta quarta-feira (18), não muda o andamento da ação, que pode ter uma decisão após a diplomação e mudar a composição da câmara de Arapiraca.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
