Bastidores

Bastidores

Bastidores

Após eleições internas, PT de Arapiraca pode ser comandado por atual e ex-vereador

Edvânio do Cangandu e Túlio Freire devem influenciar as decisões da sigla após a formação do novo diretório

25/07/2025 17h05
Após eleições internas, PT de Arapiraca pode ser comandado por atual e ex-vereador

Após o processo eleitoral interno que ocorre neste domingo (27) em Arapiraca, pela primeira vez o diretório municipal do PT no município pode sair das mãos dos chamados petistas ‘históricos’, e ser comandado conjuntamente por filiados novatos da legenda.

Durante muitos anos, o controle municipal do PT esteve nas mãos da corrente majoritária do partido, que em Arapiraca tinha como forte o movimento de pequenos produtores rurais. No entanto, este grupo ficou em terceiro lugar no primeiro turno, e perderá o comando da legenda.

Segundo os bastidores, durante a campanha para a presidência, o deputado Ronaldo Medeiros negociou a entrada no PT de dois personagens da política local - o atual vereador Edvânio do Cangandu e o ex-parlamentar Túlio Freire.

Embora não estejam formalmente filiados na sigla, Edvânio e Túlio tiveram papel importante, mobilizando suas bases para filiação e posterior voto nos candidatos da chapa de Ronaldo Medeiros, o que garantiu seu êxito na eleição estadual.

Desta forma, Edvânio deve indicar ao menos um membro para o diretório municipal do PT, enquanto Túlio filiou-se ao partido e deve ele mesmo integrar o comando da sigla em Arapiraca.

Militantes históricos se queixam dos ‘novos rumos’ do partido após o processo interno - principalmente porque, segundo eles, Edvânio e Túlio são estranhos às bandeiras defendidas historicamente pelo PT. Túlio também seria apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos