Bastidores

Bastidores

Bastidores

MP eleitoral pede cassação do prefeito de Olivença, por trocar água por voto em 2024

Jó Dionísio é acusado de fornecer canos para uma comunidade da zona rural em troca do apoio dos moradores

22/01/2026 17h05 - Atualizado em 22/01/2026 17h05
MP eleitoral pede cassação do prefeito de Olivença, por trocar água por voto em 2024

Em parecer emitido no último dia 8 de janeiro pelo promotor eleitoral Thiago Riff Narciso, do Ministério Público Eleitoral de Santana do Ipanema, O MPE solicita à justiça a cassação do mandato do prefeito de Olivença, Josimar Dionísio, o Jó (MDB) e de seu vice, Mauro Fernandes da Silva.

Jó é acusado de se reunir com moradores de uma localidade da zona rural de Olivença, em pleno período eleitoral de 2024 quando foi candidato à reeleição, oferecendo aos moradores uma ligação de água em troca dos votos dos moradores.

Áudios captados por cidadãos presentes ao encontro revelam que o prefeito afirmou que, caso os moradores votassem nele, a obra de conclusão do fornecimento de água estaria concluída até um dia antes das eleições daquele ano, 5 de outubro.

Fotografias e até uma nota fiscal comprovam que, no dia da reunião, para que os moradores confiassem em sua palavra, Jó enviou ao povoado um caminhão com 750 metros de tubos de PVC, que seriam utilizados na ligação de água local.

Em seu parecer, o promotor rejeitou todas as alegações de Jó, que tentou desqualificar o áudio gravado da reunião, afirmando que poderia conter edições; o prefeito também tentou emplacar a tese de que a denúncia foi formalizada fora do prazo legal, argumento negado pelo MPE.

“As provas carreados aos autos são robustas no sentido de ter havido captação ilícita de sufrágio, conforme já analisado (áudio contendo a gravação do oferecimento dos canos; nota de Haver, constatando a compra dos canos; oitiva, confirmando e detalhando o que já havia sido provado pelos dois itens anteriores. Ante o exposto, pela robusta prova carreada aos autos, o Ministério Público Eleitoral requer seja a presente ação julgada totalmente PROCEDENTE, nos exatos moldes pleiteados na inicial”, diz o trecho final do relatório.

Com o parecer, agora cabe ao juiz eleitoral da comarca de Santana do Ipanema proferir a decisão judicial, que pode levar Jó a perder o mandato de prefeito de Olivença. Caso aconteça, seria necessária a realização de uma nova eleição, conforme a lei eleitoral.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos