Ampliando investimento e valorização, Arapiraca lança cinco editais de fomento à cultura
Editais somam mais de R$ 1 milhão de investimentos na cultura arapiraquense, priorizando o fortalecimento dos artistas e o acesso à cultura para toda a população
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude, lançou nesta segunda-feira (09), mais cinco editais que compõem o Ciclo 2 da Política Nacional de Fomento à Cultura Aldir Blanc (PNAB). As inscrições iniciam nesta terça-feira (10) e são realizadas através do Mapa da Cultura de Arapiraca.
O Edital 03/2026 – Bolsa Mestre Nelson Rosa, é voltado para os mestres e mestras que carregam a cultura tradicional e popular, que sejam vinculados a pelo menos um ponto de cultura e que desenvolvam atividades culturais que contribuam com a Política Nacional de Cultura Viva. O edital homenageia também o Mestre Nelson Rosa, Mestre de Coco de Roda e Patrimônio Vivo da Cultura Alagoana, responsável pela preservação das tradições de coco em Arapiraca, além disso coordenou também o grupo das Destaladeiras de Fumo de Arapiraca, levando para todo Brasil os cânticos que ecoavam nos salões de fumo.
Já o Edital 04/2026 – Pontos de Cultura, seleciona três projetos que promovam o acesso da população aos bens e aos serviços culturais nos territórios e comunidades, incentivando as diversas formas de manifestações culturais do município.
Fortalecendo a cultura junina, o Edital 05/2026 – Viva Nosso São João é direcionado para projetos nas categorias Cultura Popular e Música. Ao todo serão selecionadas 15 iniciativas, conforme edital.
O Edital 06/2026 – Aquisição de Bens Culturais é voltado para o credenciamento e seleção de obras de arte para doação e/ou compor o acervo da Prefeitura Municipal de Arapiraca/AL. Destinado às várias expressões culturais.
O Edital 07/2026 – Professora Bezinha – Todas as Artes selecionará 54 projetos. Os projetos estão divididos em categorias, são elas: Literatura, Cultura Popular, Artes Cênicas, Artes Visuais, Diversidade Cultural, Produções Autorais, Cultura Geek, Inovação, Moda e Gastronomia. O edital homenageia a professora Izabel Torres de Oliveira, a “Dona Bezinha”, uma das primeiras educadoras de Arapiraca.
Ao todo, os editais somam mais de R$ 1 milhão de investimentos na cultura arapiraquense, priorizando o fortalecimento dos artistas e o acesso à cultura para toda a população. Os editais e inscrições podem ser conferidos aqui.
Últimas notícias
Concurso dos Bombeiros reabre inscrições e amplia opção de concorrência
Concurso da PM reabre inscrições e permite opção por vagas para pessoas com deficiência
Zanin manda PF entregar dados de celular de Vorcaro em seu gabinete
PGE recomenda que governador vá ao STF contra duas leis aprovadas em Alagoas
Estado marca leilão para vender imóveis considerados sem interesse público
Gabi e GG realizam carreata com Renan Filho e Renan em Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
